O sonho de comprar um carro muitas vezes ficava para depois por conta do valor encontrado nas concessionárias, afinal, você encontrava um veículo barato porém logo depois antes de fechar a compra precisava escolher os opcionais que fazia com que o valor do modelo se tornasse elevado, por ser considerado um luxo.
Mas muitas coisas mudaram nesses últimos anos, alguns desses opcionais que eram vendidos separadamente, foram colocados como partes obrigatórias ou inclusos nos veículos, fazendo com que o comprador não precisasse escolher se desejava pagar a mais pelo item.
Vamos relembrar alguns dos opcionais que costumavam fazer parte das listas de opcionais:
- Ar condicionado
- Direção hidráulica
- Trio elétrico
- Sensor de ré
- Desembaçador traseiro
- Ar quente
- Roda de liga leve
- CD Player
Citamos acima oito opcionais que eram muito solicitados no ato da compra. Hoje, salvo as versões de entrada de Fiat Mobi e Renault Kwid, todos os carros vendidos no País trazem quase todos esses itens. Os modelos mais básicos já trazem ao menos direção assistida e ar-condicionado.
De acordo com uma pesquisa, cerca de 77% dos carros anunciados já possuem ar condicionado incluso.
Alguns dos opcionais que também se tornaram mais comuns são: DVD Player, Sensor de Chuva e Ré.
Opcionais que tornavam os carros de luxo que foram esquecidos
Vale enfatizar que enquanto muitos opcionais ganham espaço como fixos nos automóveis, alguns dos objetos que eram optativos como disqueteira e toca-fitas, estão parando de ser incluídos nos veículos.
Conforme apresentado na pesquisa, grande parte dos carros que eram considerados de luxo em 1990, acabaram entrando nas listas de carros simples, que oferecem objetos indispensáveis em um veículo.
Sendo assim, hoje o momento de comprar um automóvel se tornou muito mais prazeroso, visto que os carros começaram a vir mais completos do que os que eram vendidos nos anos anteriores.