A maioria já ouviu falar nas “autobahn” alemãs, que formam o famoso complexo viário que opera sem limite de velocidade em vários trechos. Mas a Alemanha não é o único país que permite que seus motoristas voem baixo.
Há outros que também acabam operando sem limites de velocidade. Nos EUA, por exemplo, na maioria dos estados o teto é de 80/85 mph (129/137 km/h). Mas há algumas interestaduais em Montana que são livres.
Outros exemplos incluem a Outer Ring Road da Índia, que também tem trechos liberados para pisar o quanto quiser. Tal como as estradas da Líbia, caso famoso pela falta de legislação e fiscalização a respeito, o que na prática se torna uma falta de limites.
Os recordes de velocidade permitida
Além dos países que não impõem limites, há vários outros em que eles são, digamos, permissivos. Os mais conhecidos nesse quesito são a Bulgária e a Polônia, em que o teto é de 140 km/h com tolerância de 10 km/h, o que totaliza 150 km/h.
Algo parecido ocorre nos Emirados Árabes Unidos, em que a tolerância de 20 km acima do previsto permite trafegar em algo entre 120 e 140 km/h. Ao passo que o limite de 130 km/h está presente em vários países, incluindo algumas regiões dos EUA, como vimos.
É o caso da Argentina, da Itália, da França, da Dinamarca, da Áustria, da Holanda, da Grécia, da Ucrânia, da Romênia, da Eslováquia e de outras nações. Lembrando que em vários casos a tolerância pode elevar consideravelmente esse números.
Na Ucrânia, por exemplo, a tolerância permite que você chegue, na prática, a 150 km/h. Por outro lado, vale recordar que em vários países o percentual de tolerância é zero. Ou seja, o limite estabelecido na lei é também o limite prático, sem negociação.
Leia mais: Alemanha vai flagrar uso de celular com câmera especial
Quais os limites de velocidade no Brasil?
Apesar dos casos incríveis que vimos acima, podemos dizer que o mais comum no mundo todo é o teto de 120 km/h. É o que vemos em Portugal, Finlândia e mais de 50 países, incluindo o Brasil.
Aqui o limite nas rodovias é de 110 km/h (naquelas com pista dupla, sem travessia de pedestres em nível e sem interseções em nível). Sendo que em São Paulo há rodovias com trechos que permitem os 120 km/h, para automóveis utilitários e motos.
Já nas estradas o limite de velocidade é bem menor: 60 km/h. Lembrando que, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, estrada é a via rural não pavimentada, e rodovia a pavimentada.
Leia mais: Lei de uso de capacete: veja o que mudou recentemente