Se você tem um veículo que consome apenas gasolina, logicamente você sempre deve abastecê-lo com este combustível, assim como deve colocar apenas etanol em um carro que “bebe” somente este tipo.
Mas e quando o carro é flex, qual dos dois combustíveis utilizar? Essa dúvida é muito comum até os dias atuais, e atualmente essa indagação ficou ainda maior, pois com os preços de ambos muito altos, se torna ainda mais importante economizar. Por isso nós te ajudaremos a decidir entre o etanol e a gasolina!
Etanol
O etanol (também conhecido por alguns como álcool) tem uma origem muito mais limpa que a da gasolina, e por isso é mais eficiente no quesito sustentabilidade e proteção ao meio ambiente.
Por mais que seja orgânico, este tipo de combustível precisa ser fabricado, e pode possuir como matéria prima a cana-de-açúcar, milho, beterraba, cevada, batata ou arroz. No Brasil utiliza-se a cana-de-açúcar, pois ela oferece mais produtividade ao nosso mercado.
Vale lembrar que há dois tipos de etanol, o anidro e o hidratado. O primeiro praticamente não contém água em sua composição, e vale lembrar também que atualmente a lei federal obriga que a gasolina contenha 27% de etanol anidro em sua composição.
Se não houver fraudes nas bombas de combustíveis, o hidratado é o etanol “puro” que você coloca no tanque de seu carro, o qual possui cerca de 6% a 7% de água em sua composição.
Por se tratar de um combustível mais “amigo” do meio ambiente, muitos preferem abastecer seus veículos sempre com etanol, também porque ele geralmente rende mais potência e torque ao motor do carro, enquanto a gasolina o faz entregar números mais modestos.
Sabendo disso o etanol parece perfeito, mas vale lembrar que ele é consumido com mais facilidade, ou seja, seu carro “bebe” mais se estiver com etanol no tanque de combustível.
Gasolina
Ao contrário do etanol, a gasolina tem origem fóssil, utilizando o petróleo como sua matéria-prima.
Após a extração do petróleo, ele é levado até refinarias, onde elas criam produtos como a gasolina e o diesel. Esse combustível é então vendido para distribuidoras, que são responsáveis por adicionar a quantidade definida por lei de etanol anidro (27%).
O lado negativo da gasolina é que ela polui muito mais o ambiente em relação ao etanol, além de geralmente fazer com o que a motorização do veículo entregue menos potência e torque, conforme dissemos anteriormente.
Se a gasolina polui mais e faz o carro andar menos, qual a sua vantagem? De fato estes são pontos negativos desse tipo de combustível, mas a grande vantagem da gasolina é ofertar um menor consumo, rendendo, consequentemente, uma maior autonomia ao modelo que a recebe.
O que é um carro flex?
Um carro com motorização flex foi projetado para receber qualquer um dos dois combustíveis, e ao contrário do que muitos dizem e pensam, a proporção entre eles não importa, pois o sistema frequentemente faz a leitura dessa proporção e adequa o funcionamento do motor para que o melhor rendimento seja garantido.
Isso significa que você pode utilizar somente etanol, somente gasolina, metade de cada, 90% de etanol e 10% de gasolina, e etc. Fique à vontade para colocar a proporção que preferir, mas desde que o seu carro seja flex!
Gasolina ou etanol, qual é melhor?
“Se o meu carro é flex, qual dos dois combustíveis eu devo escolher?”
Essa resposta é um pouco mais complexa do que aparenta, mas com algumas contas é possível descobrir qual vale mais a pena.
Se desconsiderássemos os valores dos dois combustíveis, poderíamos dizer que o etanol é muito mais vantajoso. Porém, a grande diferença que reflete diretamente na vida dos condutores de automóveis é justamente essa: o preço de cada um!
O etanol é mais barato que a gasolina, mas isso não significa, necessariamente, que vale mais a pena comprá-lo, assim como a gasolina pode ser mais vantajosa em diversos casos mesmo sendo mais cara.
Muitos dizem por aí que o etanol gasta 30% a mais que a gasolina, e por esse motivo ele só compensa se tiver um valor que corresponda até 70% do preço da gasolina. Entretanto essa recomendação está errada atualmente, pois ela foi criada em 2003 (há 19 anos), quando surgiu o carro flex. Com o passar dos anos, os carros e seus motores evoluíram bastante, fazendo com que essa proporção mude de carro para carro.
Para descobrir o percentual do seu carro, faça a divisão do consumo com etanol pelo consumo com gasolina, por exemplo: se o meu carro atinge uma média de 8,3 km/l com etanol e 11,3 km/l com gasolina, a relação é de 0,73 (73%).
Para encontrar a relação de preços entre os combustíveis, é preciso dividir o valor do etanol pelo valor da gasolina, veja: se o derivado da cana-de-açúcar tem valor de R$4,65 e o derivado de petróleo custa R$6,55, o resultado é de 0,70, ou seja, 70%.
Isso significa que em nosso exemplo vale a pena colocar etanol no tranque de combustível do nosso carro imaginário. Isso acontece pois o etanol só teria desvantagem se o seu preço tivesse uma relação acima de 73% sobre o valor da gasolina, e como neste caso ele tem uma relação de 70%, vale a pena utilizá-lo!
Como economizar combustível
Com os preços dos combustíveis aumentando cada vez mais, é importante economizar o máximo de combustível possível, o que também faz bem ao meio ambiente.
Se você quiser aprender a como economizar gasolina, diesel ou etanol, confira uma matéria da Karvi com 10 dicas que vão ajudar o seu bolso:
Conclusão
Para utilizar os cálculos que ensinamos, utilize as médias de consumo que seu carro atinge. Caso ache mais fácil e prático, você pode consultar a tabela de consumo do Inmetro, que informa as médias de consumo dos veículos vendidos em nosso país.
Vale ressaltar, porém, que o consumo de combustível é um fator muito variável, portanto existem muitos pontos que interferem diretamente nele, podendo ser positivos ou negativos.