Após extensas discussões, o Parlamento Europeu e o Conselho Europeu alcançaram um acordo histórico na segunda-feira (18) sobre novas regulamentações que visam reduzir as emissões de carros, vans, ônibus e caminhões. O acordo, que abrange a homologação e fiscalização do mercado automotivo sob o padrão Euro 7, promete ser um marco crucial na transição para a mobilidade limpa.
O principal objetivo do regulamento é apoiar essa transição enquanto mantém os preços dos veículos acessíveis tanto para cidadãos quanto para empresas. Uma das mudanças mais significativas é a extensão do tempo em que os veículos devem estar em conformidade com os novos padrões, garantindo que continuem a ter um impacto reduzido no meio ambiente ao longo de todo o ciclo de vida.
No que diz respeito aos carros de passeio e vans, o acordo mantém os atuais padrões de teste e limites de emissão de escapamento da norma Euro 6, embora tenha sido um ponto solicitado pelo Parlamento que o número de partículas do escapamento seja medido no nível PN10, em vez do mais abrangente PN23, considerando partículas menores.
Já para ônibus e caminhões, os limites para as emissões de escapamento, medidos tanto em laboratório (por exemplo, limite de NOx de 200 mg/kWh) quanto em condições reais de direção (limite de NOx de 260 mg/kWh), foram reforçados, mantendo as condições de teste atuais do Euro VI.
O acordo também estabelece limites para as emissões de partículas provenientes dos freios (PM10) para diferentes tipos de veículos, desde veículos puramente elétricos até grandes vans com motores de combustão.
Além disso, requisitos mínimos de vida útil da bateria foram introduzidos para veículos elétricos e híbridos, bem como para vans, assegurando que mantenham pelo menos 80% de sua capacidade de armazenamento de energia nos primeiros cinco anos ou 100.000 km de uso.
Uma inovação notável é a implementação de um “passaporte ambiental” para veículos, um documento que conterá informações detalhadas sobre o desempenho ambiental de cada veículo no momento do registro. Esta ferramenta semelhante a um “Selo do Inmetro” fornecerá dados sobre emissões de poluentes, consumo de combustível e eletricidade, autonomia elétrica, entre outros.
O próximo passo será a aprovação formal do acordo pelo Parlamento e pelo Conselho da União Europeia antes que entre em vigor. Uma vez aprovado, o regulamento terá um prazo de aplicação de 30 meses para carros e vans, e 48 meses para ônibus e caminhões. Para veículos fabricados por pequenas escalas, as regras serão implementadas a partir de julho de 2030 para carros e vans, e julho de 2031 para ônibus e caminhões.
A proposta do Euro 7, apresentada em novembro de 2022 pela Comissão Europeia, estabelece padrões mais rígidos para as emissões de poluentes atmosféricos de veículos, independentemente do combustível utilizado. Essa iniciativa abrange não apenas as emissões de escapamento, mas também microplásticos dos pneus e partículas provenientes dos freios, além de incluir requisitos específicos para a vida útil das baterias.