Na última quarta-feira (6), a União Europeia anunciou uma nova lei que exige que todos os veículos novos tenham uma tecnologia que limita a velocidade.
De acordo com o que foi informado, essa ferramenta foi chamada de Assistência Inteligente de Velocidade (ISA). Ela utilizará diversos métodos para detectar o limite da via. A principal maneira, será através das câmeras externas no automóvel.
Porém, existem alguns regulamentos que solicitam que a ISA use dados dos mapas e tenha uma aprendizagem sobre cada local. Isso no caso de não ser possível determinar o limite em algum ponto.
Funções da ISA
Conforme informado pelo técnico de tecnologia, a ISA está preparada para algumas funções, como por exemplo em casos do veículo acelerar em alguma estrada, a ferramenta avisará que o motorista precisa reduzir a velocidade e em situações que o condutor não responder a solicitação, ela fará essa redução de forma automática.
Os avisos poderão ser escolhidos pela montadora. Elas terão a opção de escolher por métodos com alertas auditivos ou sensitivos, como vibrações no volante. Porém, existe também o método direto, que consiste no software conseguir controlar o pedal do acelerador.
Existem algumas situações onde o sistema pode falhar, condições climáticas.
Segundo a UE, intitula essa ferramenta como “sistema de assistência ao motorista de melhor esforço” por não terem como garantir que seguirão o que foi determinado por esse sistema, afinal, o motorista é o responsável por seguir às leis de trânsito.
Essa ferramenta será obrigatória a partir de julho de 2024. O intuito da determinação é reduzir acidentes. A Comissão Europeia menciona que o excesso de velocidade contribuiu para aproximadamente 30% dos acidentes fatais.