Sendo um dos itens mais importantes depois do cinto de segurança, esse dispositivo tem ganhado cada vez mais espaço no mercado automotivo. Afinal, quantos airbags podem existir num carro, e será que a sua presença tem sido um exagero ou eficiência? Confira e entenda melhor logo abaixo!
De modo aproximado, por aqui também já falamos mais sobre airbags: veja quais os tipos e como funcionam. Explicamos se é mito ou verdade que o airbag não funcionaria sem os cintos de segurança. E até sobre cinto de segurança inflável com “airbag” embutido, um item bem diferenciado. Aproveite!
Airbags: diversos modelos, marcas e exemplos
Desde 2014 todos os carros novos vendidos em solo nacional são obrigados a dispor de airbag frontal, segundo CDC. No fundo, demorou demais para isso se tornar lei no Brasil, não é mesmo? De qualquer modo, de lá para cá outros tipos de airbags têm se popularizado, embora ainda não sejam obrigatórios.
Falando ainda em airbag frontal, seu papel é proteger o motorista e, claro, também o passageiro do banco da frente. O foco é evitar o choque contra o volante ou o painel, respectivamente. Outro airbag é o lateral, sempre na parte da frente, ele protege a cabeça e até o tórax das pessoas.
Outro modelo que tem se disseminado é o airbag tipo cortina. Como o nome sugere, ele se arma na parte de cima, pegando a lateral no topo das colunas. Já o airbag de joelhos é para o motorista, armando desde a coluna de direção, sendo um dos mais recentes da atualidade.
Agora, tem alguns ainda mais inovadores e disruptivos. Por exemplo, o airbag de vidros traseiros, que se encontra logo atrás do encosto de cabeça traseiro. Vale lembrar que ele é diferente do airbag central traseiro, que a Toyota lançou no iQ, que evita o choque entre os passageiros traseiros.
Falando nisso, também já existe o airbag central dianteiro, que fica entre os bancos da frente. Podemos vê-lo em modelos como Tiguan, T-Cross e outros da Volkswagen. Neste caso, sua funcionalidade evita o choque entre o motorista e o passageiro.
Outra saída disruptiva foi a dos airbags de cinto, que atenuam a força do item em caso de batida. Por fim, há também o airbag de capô. Ele se arma do extremo interior do capô para cima do próprio para-brisa do carro (como visto na foto acima).
Quem lançou essa foi a Volvo, embora a ideia não tenha se disseminado. A ideia era das mais nobres: proteger o pedestre em caso de atropelamento. Isso nos permite finalizar afirmando que os airbags nunca serão um exagero, mas sim um sinal de eficiência e segurança a mais para todos.