A antiga fábrica da Troller em Horizonte, Ceará, fechada em 2021 após a decisão da Ford de encerrar a produção do icônico jipe T4, está prestes a ganhar uma nova vida. A Comexport, empresa com longa trajetória no setor de comércio exterior, lidera um projeto que prevê a retomada das atividades na planta, com um investimento de R$ 400 milhões. O projeto inclui a produção de pelo menos seis novos modelos de veículos, todos elétricos e híbridos, cujas identidades ainda são mantidas em segredo.
Veja ofertas de carros usados na Karvi!O governo do Ceará revelou que o complexo fabril adotará um modelo inédito no Brasil: uma planta automotiva multimarcas. Essa inovação permitirá que veículos de diferentes fabricantes sejam produzidos por encomenda, sem a necessidade de que as empresas mantenham toda a infraestrutura de uma grande fábrica. Com isso, a planta oferecerá linhas de montagem para que outras empresas possam produzir seus veículos de forma mais eficiente e econômica.
A produção dos primeiros veículos está programada para começar no primeiro semestre de 2025, com uma meta inicial de 40.000 unidades por ano. O governo cearense já firmou acordos para a fabricação de seis modelos de veículos eletrificados, representando três importantes marcas globais, cujos nomes ainda não foram divulgados.
O governador Elmano de Freitas (PT) destacou a importância do projeto para a economia local, mencionando que a iniciativa busca transformar a região em um grande polo automobilístico no Brasil. “Já recebemos visitas dos parceiros que estão avaliando a fábrica e os terrenos de interesse para a produção dos veículos. Este projeto também envolve um cronograma para que as peças sejam produzidas no Brasil, em sua maior parte no Ceará”, afirmou.
O complexo industrial, localizado em um imóvel de quase 12 hectares no Km 37 da BR-116, foi desapropriado pelo governo do estado em março deste ano, após ter sido controlado pela Ford. A localização estratégica da fábrica é vista como um fator crucial para o desenvolvimento da cadeia produtiva e para a distribuição eficiente dos veículos que serão fabricados.
O projeto também se beneficiará do programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), lançado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, liderado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin. O programa estabelece condições favoráveis para investimentos e cria regras específicas para a produção e comercialização de veículos no Brasil, com incentivos voltados para veículos de “nova energia”.