Muita gente ainda tem dúvidas na hora de comprar, trocar ou repor alguma peça do carro. Pensando nisso, o Detran-SP criou uma seção dentro do seu aplicativo. Ela vai ajudar a rastrear as empresas e marcas realmente oficiais.
Isso ajuda os usuários a não caírem nos golpes do mercado ilegal. Além disso, também serás possível ajudar as autoridades nessa área. Ou seja, denunciar, na Ouvidoria do órgão público, os famosos desmanches ilegais. Siga adiante para entender os detalhes!
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
Já falamos aqui sobre várias funcionalidades do aplicativo do Detran. Por exemplo, o recente recurso de pleitear até 40% de desconto nas multas. Ou os modos de consultar multas de trânsito pela placa do carro. Sem falar na tirada de habilitação internacional.
Agora, o Detran-SP inovou essas frentes com essa ferramenta voltada para o universo das peças de carro. Na verdade, um mercado que realmente exige atenção e cuidado. Haja vista o problema dos desmanches ilegais e das cargas roubadas.
Vale lembrar que esse tipo de dor de cabeça vai além do que alguns imaginam. Até porque, se você compra uma peça roubada e instala no seu carro, você passa de vítima a criminoso. E pode ter de pagar, no mínimo, por interceptação de peça roubada.
Ou seja, o fato de você ignorar a procedência e de não ter intenção não será levado em conta. Por isso mesmo, vale a pena prestar atenção nisso e entrar no portal da nova ferramenta. Na verdade, ela foi desenvolvida em parceria com o Poupatempo.
Veja nesse passo a passo como baixar, instalar e começar a usar. A função serve tanto para o Android quanto para o iOS. O título da própria seção buscada já é “Peça Legal”, mostrando como a plataforma é acessível e intuitiva.
As denúncias que qualquer usuário pode fazer também são bem simples. Na verdade, a plataforma ajuda a identificar uma diferença fundamental. Que é a diferença existente entre desmanches ilegais e desmontes credenciados.
Além disso, há vários filtros de busca que o aplicativo permite. É possível, por exemplo, pesquisar as peças em termos de carros, motos, caminhões e ônibus. Depois, o modelo do automóvel escolhido e a peça de que você precisa.