A Ferrari acaba de revelar sua mais nova obra-prima, a F80, marcando uma nova era para os hipercarros. Apresentada como sucessora do icônico LaFerrari, a F80 impressiona tanto pelo seu design quanto pela sua engenharia inovadora, colocando a marca italiana novamente no topo da competição entre os superesportivos.
O grande destaque do modelo é o seu novo motor V6 híbrido, que substitui o tradicional V12 da Ferrari. O coração da F80 é um motor a combustão de 3.0 litros que, sozinho, gera impressionantes 900 cv. Combinado a três motores elétricos desenvolvidos internamente, a potência total chega a 1.200 cv, tornando-a a Ferrari mais potente já construída. A aceleração é espantosa: de 0 a 100 km/h em apenas 2,15 segundos e de 0 a 200 km/h em 5,75 segundos, com uma velocidade máxima de 350 km/h.
Esse conjunto motriz híbrido foi inspirado no motor da Ferrari 296 e no carro de corrida 499P Le Mans, mas com melhorias significativas, como uma maior pressão na câmara de combustão e turbos elétricos que eliminam o atraso de resposta, ou turbo lag. O resultado é um V6 que atinge 9.000 rpm, com limite dinâmico de 9.200 rpm.
Além da potência impressionante, a F80 também traz uma série de inovações tecnológicas. A Ferrari introduziu o sistema de “Boost Optimization”, que distribui a potência de maneira inteligente durante as voltas em pista, fornecendo impulso extra em pontos estratégicos, como retas longas. A aerodinâmica ativa, inspirada em carros de Fórmula 1, é outro diferencial, garantindo uma força descendente de até 1.000 kg a 259 km/h.
O chassi da F80 é assimétrico, com fibra de carbono e alumínio, resultando em um veículo leve e extremamente rígido. O design, assinado por Flavio Manzoni, chefe do Centro de Estilo da Ferrari, traz elementos retrô, como a “viseira” do farol, inspirada na Ferrari Daytona, e as icônicas rodas traseiras que remetem à lendária F40.
A F80 oferece três modos de condução: Híbrido, Desempenho e Qualificação. Embora não tenha um modo totalmente elétrico, o modo híbrido maximiza a regeneração de energia, enquanto o modo Qualificação libera toda a força do conjunto motriz. A suspensão ativa, desenvolvida em parceria com a Multimatic, ajusta automaticamente a dirigibilidade e a aerodinâmica conforme a velocidade e condições da pista, garantindo uma condução estável e precisa em qualquer situação.
Outro ponto alto do novo modelo é o conjunto de freios, criado em colaboração com a Brembo. Os freios CCM-R Plus possuem uma nova tecnologia que melhora em 100% a resistência mecânica em comparação com os sistemas anteriores, proporcionando uma eficiência incomparável, essencial para um carro com tanta potência.
Com um preço inicial de € 3,6 milhões (aproximadamente R$ 22 milhões), a Ferrari F80 será um dos modelos mais exclusivos da marca. Apenas 799 unidades serão produzidas, com a produção começando em 2025 e previsão de entrega até 2027. O novo hiperesportivo já está sendo aclamado como uma revolução, prometendo reescrever as regras da indústria automotiva de alto desempenho.