A tão aguardada Ferrari Purosangue, o primeiro SUV da fabricante italiana de esportivos, finalmente está disponível para o mercado brasileiro. Apresentando um salto ousado na tradição da marca, o modelo mantém sua exclusividade ao adotar um motor V12 a gasolina, sem qualquer forma de eletrificação.
As múltiplas opções customizáveis garantem uma faixa de valor que, estima-se, não começará abaixo dos R$ 7,5 milhões.
No entanto, o luxo e desempenho oferecidos pela Ferrari Purosangue vêm acompanhados de uma espera considerável. Uma vez feito o pedido, pode levar até dois anos para a entrega, visto que os clientes brasileiros se alinham em uma lista global de espera para garantir seu exemplar.
Apesar do espaço de carga modesto, contendo apenas 437 litros, a Purosangue mantém traz alguma praticidade ao oferecer um banco traseiro e quatro portas. Ainda assim, não se comprometeu com a tendência eco-friendly ou a eletrificação, optando por um motor 6.5 V12 aspirado com 725 cv e 73 kgfm de torque.
As dimensões robustas do veículo, medindo 4,97 metros de comprimento, 2,02 metros de largura e 1,58 metros de altura, complementam a presença imponente e a identidade inconfundível da Ferrari Purosangue.
Gerenciando o motor está uma transmissão de dupla embreagem, equipada com 8 marchas. O propulsor de cárter seco foi meticulosamente projetado, apresentando um sistema de admissão, distribuição e escape redesenhados para otimizar o desempenho em baixas rotações.
Os números impressionantes se traduzem em desempenho de tirar o fôlego: a Purosangue alcança os 100 km/h em apenas 3,3 segundos e possui uma velocidade máxima que ultrapassa os 310 km/h. Assim como seu antecessor GTC4Lusso, o modelo mais recente oferece tração integral, com as rodas dianteiras perdendo a tração acima da quarta marcha ou em velocidades em torno de 200 km/h.