Provavelmente você já pelo menos ouviu falar no Fiat 147, um carro compacto da montadora italiana. O modelo, lançado em 1976, foi responsável por inaugurar a produção da Fiat aqui no Brasil, e esse é apenas um dos motivos para ter uma importância tão grande.
O veículo foi um grande marco para a montadora e esteve presente em diversas categorias. Conheça abaixo um pouco da história do Fiat 147!
A história do Fiat 147
O começo de tudo ocorreu em 1976, quando foi o primeiro carro da Fiat a ser produzido no Brasil, na planta de Betim, em Minas Gerais.
O pequeno também foi o primeiro carro brasileiro com motor transversal, e chamamos ele de compacto pois são apenas 3,63m de comprimento e 2,22m de entre-eixos, medidas realmente baixas.
O título de primeiro automóvel do país movido a etanol também é dele, com lançamento em 1979.
O 147 era baseado no modelo italiano 127, que incrivelmente era ainda menor. Testes feitos em nosso país apontaram uma necessidade de realizar modificações para melhorar a robustez. Com isso, o câmbio, o motor e a suspensão receberam atualizações para se adequar às estradas brasileiras.
Em 1980 o 147 recebeu seu primeiro facelift, responsável por incluir um novo capô, faróis retangulares e grade frontal ligeiramente inclinada.
A segunda atualização visual chegou 2 anos depois, em 1982. Neste caso, além do design diferente, o nome também foi alterado, deixando de se chamar 147 e recebendo então o nome Spazio, atuando como um carro mais refinado em relação ao 147.
As alterações desse facelift ficaram por conta dos faróis maiores, nova grade dianteira, nova lanterna e vidro traseiro mais extenso, melhorando a visibilidade.
Sua carreira terminou em 1987, quando encerrou sua produção após 1 milhão de unidades fabricadas, dando lugar ao Uno, de 1984, que também é um modelo histórico e muito importante para a montadora.
Conjunto Mecânico
Inicialmente o propulsor utilizado era de 1.050cm³, rendendo potência máxima de 50cv aos 5.800rpm e torque de 7,9 kgfm.
Existia uma versão Sport que entregava uma recalibração do motor, passando para 70cv e 8,5 kgfm.
Em 1978 recebeu o motor de 1.300cm³ a etanol, com 62cv de potência e 11,5 kgfm de torque. O 1.3 à gasolina rendia 61cv e 10,8 kgfm.
Neste ano foi apresentada também a versão Rallye, com motor 1.3 de 72cv e 10,8 kgfm.
A transmissão era sempre manual de 4 marchas para os dois motores, mas o modelo Spazio ganhou um câmbio manual com 5 marchas.
Família Fiat 147
O 147 deu origem a muitos outros modelos, se tornando um dos carros com maior número de variações na época. Na família havia hatch, picape, furgão, perua e sedan.
147 Pick-up
Em 1979 foi lançada a primeira picape derivada de um automóvel, com as mesmas proporções do hatch. Ela era chamada de 147 Pick-up e utilizava os mesmos conjuntos mecânicos.
Posteriormente, em 1981, ela passou a se chamar Fiorino Pick-up, embora fosse o mesmo modelo, apenas com alteração no tamanho que ficou 18cm maior.
O 147 foi um modelo muito importante para consolidar a Fiat como uma montadora capaz de fabricar picapes confiáveis. Essa experiência anos depois resultaria na fabricação de dois modelos muito conhecidos, a Fiat Toro e Strada, ambas presentes na lista de carros mais vendidos do Brasil.
Panorama
A perua da família 147 foi a Panorama, lançada em 1980. Com os 18cm a mais no comprimento, o espaço interno era mais generoso, mesmo com o a mesma distância entre os eixos.
Oggi
O sedan foi batizado como Oggi, apresentado em 1983. Um de seus destaques foi a versão esportiva CSS (Comfort Super Sport).
147 Fiorino
A Fiat apresentou em 1980, o furgão derivado do hatch de sucesso, chamado então de 147 Fiorino. O modelo pavimentou o caminho para outras versões desse modelo, que atualmente é um dos utilitários mais seguros e econômicos do Brasil.
Quanto custa um Fiat 147?
Os valores do modelo variam muito, já que por ter se tornado um ícone, um 147 em bom estado pode custar muito dinheiro.
Embora a tabela FIPE esteja definida em R$3.085 para o 147 1985 à gasolina, em anúncios geralmente ele é vendido por mais de R$20.000.
Anúncios de um Fiat 147 por mais de R$50.000 também não são raros de encontrar.
Caso você esteja procurando pelo modelo, na Karvi é possível encontrar algumas opções do Fiat 147 usado, para você fazer uma compra segura e sem surpresas.