Referência entre os veículos comerciais leves e líder do segmento de B-Vans com mais de 90% de participação de mercado e presente na vida dos brasileiros desde 1980, a Fiat Fiorino recebeu várias atualizações na linha 2022.
Design
Começando pelo design, a dianteira recebeu novos faróis, mais afilados e com máscara negra, são contornados pelos para-choques, para-lamas e capô redesenhados.
A grade frontal traz o Logo Script FIAT e é complementada pelo Fiat Flag no canto inferior direito, reforçando a identidade visual alinhada com os demais modelos da marca.
A lateral conta com um painel de porta, que protege a carroceria de pequenas batidas no dia a dia. O modelo foi totalmente projetado e fabricado no Polo Automotivo de Betim (MG).
O design tem sido um fator importante para o sucesso dos veículos Fiat. A Fiat Strada inclusive é líder em diversos segmentos por conta dessas mudanças.
Interior
O interior foi completamente reformulado com saídas de ar-condicionado retangulares e ficou muito parecido com o utilizado na nova Fiat Strada.
O novo cluster (o mesmo utilizado no Mobi) inclui computador de bordo com seis funções, conta-giros e hodômetro parcial digital. Com regulagem de altura de série, o volante é o mesmo utilizado na Strada, porém sem os comandos multifuncionais.
O habitáculo recebeu tons escurecidos e mais 4 porta-objetos, totalizando 13 compartimentos, que somam 18,3 litros — 10% mais volume que o modelo anterior.
Entre eles está o exclusivo espaço para máquina de cartão na porta, além da área acima do porta-luvas iluminado e nos novos painéis de portas.
Equipamentos
O modelo também traz mais equipamentos de série e agora possui apenas uma versão. A Nova Fiorino 2022 vem de fábrica com direção hidráulica, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, vidros e travas elétricas, chave com telecomando, predisposição para som, protetor de cárter, alarme e faróis de neblina, essenciais em situação de baixa visibilidade.
Segurança
Outro destaque da Nova Fiorino são os novos equipamentos de segurança. O modelo incorpora controle de tração e estabilidade (ESC) de série.
O equipamento usa diversos sensores que, ao detectar uma situação de risco para o veículo, atuam no freio e no acelerador para permitir que o motorista retome o controle.
Por meio do Sinal de Freio de Emergência, a van aciona automaticamente as luzes indicadoras de direção e pisca as luzes de freio, alertando os outros motoristas e reduzindo o risco de colisões traseiras.
O controle de estabilidade inclui também o recurso de assistente de partida em rampa (Hill Holder. O sistema traz mais conforto e segurança nas manobras ao detectar quando o veículo está parado em um piso inclinado, mantendo os freios acionados por alguns segundos.
Isso facilita a saída de semáforos e rampas. O recurso também é ativado em descidas, tornando as manobras de ré mais fáceis.
Motor e câmbio
A Nova Fiorino usa o motor 1.4 EVO Flex, agora ajustado para atender às novas regras de emissões e ruído do Proconve (PL7). O propulsor ficou ainda mais econômico, com uma redução de até 11,8% no consumo de gasolina (a melhora com etanol foi de 8,3%).
Ele gera até 86 cv de potência e torque de 120 Nm com etanol. Entretanto houve uma ligeira queda nos números de potência e torque.
O câmbio manual de cinco marchas também recebeu ajustes. A 2ª e a 3ª marchas ficaram mais curtas, dando mais agilidade no trânsito urbano ao mesmo tempo em que reduzem a necessidade de trocas em retomadas e subidas.
A 5ª marcha foi alongada em 5%, o que reduz a rotação do motor em velocidades de cruzeiro e, com isso, melhora o consumo e reduz o ruído na cabine. A marcha à ré foi encurtada em 14%, facilitando manobras em ladeiras mesmo com o veículo totalmente carregado.
As palhetas da Nova Fiorino, por exemplo, agora são do tipo flat-blade. Essa tecnologia permite uma melhor limpeza do vidro ao mesmo tempo em que gera menor ruído aerodinâmico. Ela também tem maior vida útil, com garantia exclusiva de seis meses.
Suspensão
Outra modificação se deu na suspensão traseira, reconhecida por sua força e robustez ao utilizar eixo rígido tipo ômega com mola parabólica longitudinal, a exemplo da Nova Strada, que passa a usar materiais de maior resistência.
Essa alteração deixou o conjunto mais leve e reduziu o camber residual e a massa não-suspensa, melhorando a eficiência e estabilidade.
Conclusão
A Nova Fiorino ficou mais completa de série, e continua sendo uma das poucas opções de furgão de carga derivado de um automóvel que tenha o valor mais acessível. A Nova Fiorino chega às lojas em versão única Endurance 1.4 EVO Flex por R$99.990.