Em dezembro do ano passado (2021) a Fiat precisou tirar de linha o motor flex aspirado 1.8 E.torQ em razão das novas exigências emissões de poluentes aplicadas pelo programa Proconve L7. Desde então a dupla Argo e Cronos perdeu as suas versões de topo que eram equipadas com essa motorização de até 139cv e 19,3 kgfm e com uma transmissão automática de seis marchas.
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Com isso os modelos passaram a ter apenas configurações mais básicas e sempre com câmbio manual de cinco marchas, tanto no motor 1.0, quanto 1.3 FireFly. A partir do momento em que isso aconteceu o mercado brasileiro passou a esperar a chegada de um facelift.
A expectativa era que a mudança que traria consigo uma configuração com o propulsor 1.3 combinado com o câmbio CVT. O conjunto viria emprestado das versões de entrada do SUV Pulse.
A atualização visual finalmente foi lançada para o hatch, mas a Fiat parece ter esquecido do CVT, já que não comentou nenhum detalhe sobre mudanças mecânicas para o Argo.
Design
O que realmente mudou foi o visual, mas mesmo assim as alterações não foram bruscas. Se limitaram basicamente a um novo para-choque e a uma nova grade dianteira. Além de novas rodas e pequenos detalhes exclusivos na traseira no caso da versão aventureira.
O para-choque dianteiro agora traz vincos mais pronunciados nas laterais. Enquanto a região inferior recebe nova moldura para os faróis de neblina e nova textura na grade inferior. Já a grade superior também recebe atualizações e passa a ter um elemento que se estende até os faróis, estes que permaneceram idênticos.
Na lateral destaca-se somente as novas rodas de liga-leve, visto que até mesmo as calotas continuam iguais, com exceção da versão Drive que ganhou um novo desenho para elas.
Já na traseira a única versão que traz mudanças é a Trekking, que agora utiliza novos detalhes na região inferior do para-choque e deixa de contar com a saída de escapamento exposta. Para essa configuração há também novidade nos desenhos dos adesivos.
Além do que já citamos, a cor Cinza Strato agora faz parte da gama 2023 do modelo.
No interior podemos perceber somente o volante, que agora é o mesmo do Pulse, e só!
400 mil unidades
Junto com o lançamento da linha 2023 a Fiat está comemorando a marca de 400 mil exemplares do Argo produzidos na planta de Betim, em Minas Gerais. Vale ressaltar que o modelo foi lançado em nosso mercado em maio de 2017.
Nestes primeiros 6 meses do ano a montadora de origem italiana comercializou 22.128 unidades do modelo em solo brasileiro, então ficando em 16º colocado entre os automóveis e comerciais leves mais vendidos do país.
Conjunto mecânico
A Fiat infelizmente não detalhou as informações mecânicas do Argo 2023, mas seu configurador oficial mostra apenas as versões 1.0 e 1.3, ambas com transmissão manual.
O 1.0 flex aspirado é capaz de render uma potência máxima de 75 cv com etanol e 71 cv com gasolina, enquanto o torque atinge os 10,7 kgfm e 10 kgfm, respectivamente.
Já o 1.3 flex aspirado dispõe de até 107 cv (E) e 98 cv (G) com torque de 13,7 kgfm e 13,2 kgfm. Para ambos o câmbio é manual de cinco velocidades.
Novos preços
Veja como ficou a linha atual em questão de valores:
Versão | Preço | Com todos opcionais | Diferença |
1.0 Manual | R$75.490 | R$78.870 | +R$1.000 |
Drive 1.0 Manual | R$79.490 | R$83.370 | +R$900 |
Drive S-Design 1.0 Manual | R$83.480 | R$87.360 | +R$700 |
Trekking 1.3 Manual | R$85.490 | R$99.350 | +R$800 |
Ao que tudo indica a versão Drive S-Design 1.3 não é mais ofertada, mas ainda não sabemos se há apenas uma indisponibilidade temporária.
Equipamentos e opcionais
Embora não tenha especificado o que cada pacote opcional traz, veja os principais equipamentos e os opcionais do Argo 2023:
Versão | Principais Equipamentos | Opcionais |
1.0 Manual | Travas elétricas, direção elétrica progressiva, ar-condicionado manual, painel de instrumentos com tela de 3,5”, vidros elétricos dianteiros, chave canivete, volante com ajuste de altura e alarme. | Rodas de aço 15 polegadas – R$1.490. |
Drive 1.0 Manual | Adiciona iluminação no porta-luvas e porta-malas, 4 alto-falantes, volante multifuncional, banco do motorista com ajuste de altura, central multimídia de 7”, sensor de pressão dos pneus e rodas de aço 15 polegadas. | Pack Safety – R$1.990. |
Drive S-Design 1.0 Manual | Não informado. | Pack Safety – R$1.990. |
Trekking 1.3 Manual | Drive 1.0 + alças de mão no teto, design aventureiro, retrovisores elétricos com repetidores de seta e função tilt-down no lado direto, suspensão elevada, lanterna dianteira em LED, vidros elétricos nas quatro portas, pneus de uso misto e sensores de estacionamento traseiros. | Pack Safety – R$1.990. Trekking Full – R$6.990 Trekking Plus – R$2.990 |
Fiat Cronos e câmbio CVT
Nada foi comentado sobre a estreia do Cronos reestilizado (que terá modificações ainda menores). Também nada sobre a chegada da transmissão CVT para o motor 1.3 FireFly.