A Fiat acaba de ampliar sua linha de SUVs no Brasil, introduzindo as versões eletrificadas do Pulse e do Fastback. Esses modelos representam os primeiros veículos da marca com tecnologia híbrida-leve no mercado brasileiro, fruto do sistema Bio-Hybrid desenvolvido pela Stellantis, que combina motor flex e uma unidade elétrica para melhorar a eficiência energética. Com preços a partir de R$ 125.990, a Fiat busca um equilíbrio entre potência, economia de combustível e redução de emissões.
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Os novos Pulse e Fastback híbridos são equipados com o motor T200 Hybrid, uma atualização do motor 1.0 turbo flex com 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, combinado a uma transmissão automática CVT com simulação de sete marchas. A diferença central dos novos modelos está na adoção do sistema híbrido-leve, que, segundo a Fiat, traz uma economia de combustível de até 11,5% no Fastback e 10,7% no Pulse, em cenários urbanos.
Para suportar o sistema Bio-Hybrid, os SUVs contam com duas baterias de 12V: uma de chumbo-ácido, no compartimento do motor, e uma de íon de lítio, instalada sob o banco do motorista. O módulo DBSM (Dual-Battery Switch Module) gerencia a alternância entre as duas baterias para otimizar o uso de energia. Além disso, o motor elétrico alimentado pela bateria de íon de lítio, que gera até 3 kW de potência, atua como alternador e motor de partida e proporciona suporte ao motor a combustão.
O sistema opera em quatro modos principais:
- e-Start&Stop: desliga o motor em paradas, reduzindo consumo de combustível e permitindo regeneração de energia em desacelerações;
- e-Assist: auxilia o motor a combustão em acelerações, diminuindo seu esforço e consumo;
- Alternador Inteligente: gerencia a carga das baterias conforme a demanda;
- e-Regen: recupera até 25% da energia perdida em desacelerações, armazenando-a para recarga das baterias.
Design, Tecnologia e Segurança
Nas versões Audace e Impetus, o painel digital exibe dados em tempo real sobre o sistema híbrido, permitindo ao motorista monitorar o uso de energia. A central multimídia de 10,1 polegadas, compatível com Apple CarPlay e Android Auto, oferece uma interface moderna, enquanto o carregamento sem fio para smartphones adiciona conveniência.
Em termos de segurança, os modelos híbridos incluem o pacote ADAS, com frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa e comutação automática dos faróis. O Fastback ainda se destaca pelo porta-malas de 516 litros e altura do solo de 192 mm, garantindo conforto e praticidade para os ocupantes.
Preços e Projeções de Mercado
Os novos preços das versões híbridas são R$ 125.990 para o Pulse Audace Hybrid e R$ 140.990 para o Pulse Impetus Hybrid. Já o Fastback Audace Hybrid sai a R$ 151.990, enquanto o Fastback Impetus Hybrid custa R$ 161.990, valores aproximadamente R$ 2.000 acima das versões convencionais.
A Fiat projeta que as versões eletrificadas Audace e Impetus representem entre 40% e 50% dos emplacamentos totais de Pulse e Fastback. Em um mercado em rápida transição para a eletrificação, a marca vislumbra um crescimento significativo na demanda por híbridos, com expectativa de que até 2030 mais de 50% dos veículos vendidos no Brasil tenham algum tipo de propulsão eletrificada.