O mercado de automóveis no Brasil passou por uma transformação muito grande durante a pandemia. É fato que alguns carros tiveram problemas de produção. Mas o que explica a Fiat Strada, uma picape, ser o modelo mais vendido entre todos os modelos comercializados no Brasil? Até julho de 2021 foram 70 mil unidades emplacadas.
A Strada é uma picape compacta muito versátil, que serve tanto para uso no trabalho, como também para uso no dia-a-dia para o consumidor final nas cidades. Um ponto que reforça essa versatilidade são as versões disponíveis do modelo, com opção de cabine simples (para dois ocupantes) e cabina dupla (para cinco ocupantes).
Versões e os preços do Fiat Strada 2022
Versões | Preços (SP – Agosto 2021) |
Fiat Strada Endurance Cabine Plus 1.4 | R$ 84.768 |
Fiat Strada Endurance Cabine Dupla 1.4 | R$ 92.522 |
Fiat Strada Freedom Cabine Plus 1.3 Firefly | R$ 90.971 |
Fiat Strada Freedom Cabine Dupla 1.3 Firefly | R$ 96.141 |
Fiat Strada Volcano Cabine Dupla 1.3 Firefly | R$ 101.311 |
Versões e equipamentos
A versão de entrada da Fiat Strada é a Endurance cabine plus, que traz de série itens como ar-condicionado, direção hidráulica, grade de proteção no vidro traseiro, volante com regulagem de altura, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração avançado “TC+”, e protetor de caçamba. Opcionalmente pode ter o Pack Worker (vidros e travas elétricas, capota marítima, ajuste de altura do banco do motorista e protetor de cárter), sistema de som com comandos no volante, e airbags laterais.
A versão Endurance cabine dupla traz praticamente os mesmos equipamentos de série e opcionais da versão cabine plus. A diferença é o acréscimo dos airbags laterais como itens de série, e a possibilidade de transportar até três passageiros no banco de trás.
A versão Freedom cabine plus acrescenta sobre a versão Endurance ajuste de altura do banco do motorista, alarme, capota marítima, chave com telecomando, direção elétrica, protetor de cárter, rádio com entrada USB e comandos no volante, retrovisores externos elétricos, rodas em liga leve de 15 polegadas, sensor de estacionamento traseiro, monitoramento da pressão dos pneus, travas e vidros elétricos. Opcionalmente essa versão pode ter os airbags laterais, e o Pack Tech (central multimídia de 7”, tweeters, e câmera de ré).
A versão Freedom cabine dupla mantém os mesmos equipamentos, mas com o acréscimo dos airbags laterais de série. A central multimídia continua como equipamento opcional.
A versão topo de linha Volcano está disponível apenas na carroceria cabine dupla, e acrescenta itens como bancos parcialmente em couro, barras longitudinais no teto, câmera de ré, faróis dianteiros em LED, santoantonio, tapetes, vidros elétricos traseiros e volante revestido em couro. O único opcional disponível são as rodas de liga leve de 16 polegadas.
O que mudou da Strada 2021 para 2022?
O modelo praticamente não teve mudanças de equipamentos do modelo 2021 para o 2022. A principal diferença é que não existe mais versão Hard Working 1.4 Cabine Simples, que era baseada na carroceria da geração antiga da picape.
Motores
As versões Endurance são equipadas com o motor 1.4 Fire, que gera potência de 88 cv a 5.750 rpm (etanol) e 85 cv a 5.750 rpm (gasolina). Seu torque é de 12,4 kgfm com gasolina e 12,5 kgfm com etanol, ambos a 3.500 rpm.
A partir da versão Freedom, utiliza o motor 1.3 Firefly de quatro cilindros, com 109 cv de potência a 6.250 rpm e 14,2 kgfm de torque (etanol); com gasolina, são 101 cv a 6.000 rpm e torque de 13,7 kgfm a 3.500 rpm. Com esse motor a direção possui assistência elétrica para maior conforto e economia de combustível. Em ambos os motores a transmissão é manual de cinco marchas e a tração é sempre nas rodas dianteiras.
Desempenho e consumo
Na versão Endurance cabine simples com o motor 1.4, o modelo tem uma aceleração de 0-100 km/h de 12,3 segundos e velocidade máxima de 157 km/h. O consumo de combustível com etanol é de 8,3 km/l na cidade e 8,8 km/l na estrada. Com gasolina os números sobem para 11,8 km/l e 12,4 km/l, respectivamente.
Já nas versões Freedom e Volcano cabine dupla, que utilizam o motor mais moderno 1.3 firefly, o modelo acelera de 0-100 km/h em 11,2 segundos, e a velocidade máxima é de 168 km/h. No consumo esse motor também é mais eficiente que o 1.4. No uso urbano o consumo de combustível com etanol é de 8,4 km/l, e no rodoviário de 9,4 km/l. Com gasolina os números sobem para 12,1 km/l e 13,3 km/l, respectivamente.
Suspensão e dirigibilidade
A Fiat Strada utiliza a plataforma MPP, dedicada exclusivamente ao desenvolvimento da nova picape. Com 10% a mais em rigidez torcional, o modelo aumentou sua já reconhecida resistência e durabilidade estrutural. Isso se deve à utilização de aços nobres em hot stamping e aços de alta e ultra alta resistência em 90% de sua base (underbody), garantindo mais segurança pela melhor integridade do habitáculo e maior eficiência energética.
Por meio da plataforma MPP, também foi possível abrigar uma nova suspensão dianteira e traseira pensando na melhoria do conforto e da dirigibilidade do veículo. Há novas molas, amortecedores e geometria, além de novas travessas de suspensão e barra estabilizadora na dianteira, e novo eixo traseiro.
Agora a Nova Strada tem maior altura do solo (de até 214 mm). Os ângulos de entrada (de até 24º) e saída de obstáculos (até 28º) estão entre os melhores da categoria. A utilização da plataforma MPP permitiu ainda outras melhorias, a exemplo do diâmetro de giro de apenas 10,7 m, o melhor da categoria.
Em relação à dirigibilidade como um todo, a Strada da geração atual está muito melhor que o modelo da geração antiga, melhor de dirigir e mais confortável.
Volume da caçamba e capacidade de carga
O novo posicionamento da suspensão traseira permitiu maior vão de carga na caçamba entre as picapes da categoria: os 1.059 mm entre as torres no compartimento de carga facilitam muito a acomodação de grandes volumes em sua grande caçamba: são 844 litros na cabine dupla e nada menos que 1.354 litros na Cabine Plus. A capacidade de carga também vai além e varia de 650 kg na versão para cinco ocupantes para até 720 kg na configuração de entrada. Todos esses números demonstram a grande versatilidade e a desenvoltura ampliada da nova picape para qualquer situação de uso.
A movimentação de carga agora é facilitada pela tampa traseira, que teve seu peso de manuseio amortecido em 60% por um novo sistema de mola sem perder robustez, já que suporta cargas de até 400 kg. Para fechar a tampa, o esforço é mínimo.
Interior
A Fiat Strada teve evoluções no seu conforto quando comparada à geração anterior. As portas dianteiras se abrem em 70º e as traseiras em 80º, facilitando o acesso ao motorista e demais ocupantes. O passageiro do banco central também conta com cinto de três pontos e encosto de cabeça. Internamente, a cabine aumentou em 30% o número de porta-objetos, que agora somam 15 litros de espaço útil para os mais variados usos. São lugares especiais para celulares, garrafas, latas, carteiras e outros objetos pessoais.
Multimídia
Um dos destaques da Strada é a central multimídia Uconnect 7”. Com uma tela sensível ao toque de sete polegadas, traz recursos sofisticados como Apple CarPlay e Android Auto com projeção sem fio (wireless). É possível parear até dois smartphones.
A tela é personalizável e exibe controle de todas as funções do veículo. Além disso, tem baixo reflexo diurno e brilho ajustável. O sistema dá suporte a múltiplas conexões via Bluetooth e conta com computador de bordo. Há ainda uma segunda porta USB à disposição dos passageiros.
Segurança
Como itens de série em todas as versões, a Nova Strada recebeu, entre outros recursos, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa e controle de tração avançado E-Locker (TC+).
Trata-se de um sistema voltado para situações de off-road leve, que auxilia em manobras do veículo que se encontra em terreno escorregadio e com a roda patinando. Ao acionar a tecla TC+, o equipamento transfere mais torque para a roda com maior aderência, fazendo com que a picape vença mais obstáculos. A função é desativada automaticamente a partir de 65 km/h.
O mesmo TC+ ativa o ABS Off-Road, uma calibração que melhora o comportamento de frenagem do veículo quando é necessário o acionamento do ABS em superfícies deformáveis (areia, terra, brita, neve), permitindo o travamento da roda por breves instantes e formando “cunhas” de material na frente da roda. Esse material melhora a aderência dos pneus e a manobra, reduzindo a distância de parada em piso de pouca aderência.
Fiat Strada 2022 vale a pena?
A Fiat Strada tem muitos atributos para continuar mantendo as vendas elevadas, já que oferece versões para todos os tipos de consumidores, versatilidade para uso em várias situações diferentes, além de uma boa relação custo-benefício.
Se você se interessou pela Fiat Strada 2022, na Karvi você encontra o modelo com as melhores ofertas do mercado para fazer uma compra 100% segura e sem surpresas durante todo o processo.