No início de maio o governo federal reduziu de novo o Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI), de uma forma que atingisse principalmente as picapes.
Por conta disso esperávamos que a Fiat Strada ficasse mais acessível, ainda mais ao ver que as versões flex da Toro tiveram uma pequena redução, mesmo que as opções a diesel tenham encarecido.
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
Tristemente a esperança morreu quando a montadora de origem italiana alterou os preços para cima, deixando a Strada de R$ 600 a R$ 3.100 mais cara, aumentos que variam de acordo com a versão da linha.
É verdade que seus preços subiram, mas mesmo assim não houve nenhuma mudança na linha, além do fim da versão Endurance Cabine Dupla.
Mas a Fiat já havia confirmado o fim dessa versão em março de 2022 pela baixa procura dos clientes e, assim, abrindo espaço na linha de montagem para atender outras versões.
Veja a lista atualizada dos valores cobrados pela Strada:
Confira também as versões equipadas com todos os opcionais (incluindo pintura metálica ou perolizada) e o aumento em relação ao preço praticado anteriormente:
Versão | Preço | Com todos opcionais | Diferença |
Endurance CS 1.4 Manual | R$ 92.890 | R$ 99.348 | +R$ 600 |
Freedom CS 1.3 Manual | R$ 99.790 | R$ 105.673 | +R$ 1.700 |
Freedom CD 1.3 Manual | R$ 105.790 | R$ 111.673 | +R$ 1.800 |
Volcano CD 1.3 Manual | R$ 109.590 | R$ 111.875 | +R$ 2.300 |
Volcano CD 1.3 CVT | R$ 117.490 | R$ 119.775 | +R$ 3.100 |
Ranch CD 1.3 CVT | R$ 122.490 | R$ 124.775 | +R$ 2.800 |
Conjunto mecânico
A versão de entrada entrega o propulsor 1.4 flex aspirado de 88 cv com etanol e 85 cv com gasolina, em 5.750 rpm. O torque máximo é de 12,5 kgfm (E) e 12,4 kgfm (G) e está disponível aos 3.500 rpm. Com ele está associado o câmbio manual de 5 marchas.
O restante da linha dispõe do motor 1.3 flex aspirado que alcança 107 cv e 98 cv, com etanol e gasolina, aos 6.250 rpm. Enquanto isso o torque alcança 13,7 kgfm (E) e 13,2 kgfm (G) em 4.000 rpm. O 1.3 Firefly pode receber também a transmissão manual de cinco velocidades ou a CVT que simula sete.
Leia também: Novo Fiat Argo é flagrado em testes na versão aventureira Trekking