O Latin NCAP revelou os resultados de sua última rodada de testes de colisão feitos com modelos vendidos na América Latina. Entre eles, o modelo mais vendido no Brasil atualmente, a picape Fiat Strada. E os resultados não foram muito animadores. A picape recebeu apenas uma estrela, das cinco possíveis.
Veja ofertas de Fiat Strada certificados na Karvi!
A entidade testou versões de cabine dupla, equipada com air bags frontais e laterais, e cabine simples, com apenas duas bolsas. Nas duas picapes, a estrutura foi considerada instável na frente e na área dos pés. Isso significa que a carroceria pode chegar a comprimir essas regiões. A colisão é feita a 64 km/h.
No impacto frontal, a Strada também foi mal na proteção para região do peito do motorista e pernas de quem vai na frente.
Mas o ponto mais crítico da picape foi no tesde de colisão lateral. A versão com cabine dupla possui air bags laterais, mas que não funcionaram a contento. A bolsa não cobriu a area que deveria durante o impacto e deixa os ocupantes vulneráveis. A Strada levou nota zero no ensaio.
O Latin NCAP também criticou o efeito chicote observado na versão cabine simples. O banco é diferente do que equipa as versões cabine dupla, e oferece suporte pior.
A Strada também não traz Isofix no banco dianteiro, e atende às especificações de um número limitado de cadeirinhas infantis. O sistema de desativação do air bag frontal do do passageiro também não atende os requisitos do Latin NCAP.
Isto posto, dá para entender que a única estrela conseguida pela Strada se deve a todas as versões terem ao menos ESP de série, e às versões cabine dupla terem air bags laterais, ainda que pouco eficazes.