Imagine circular por um e-commerce da internet e dar de cara com um leilão digital vendendo um carro que pertenceu a Nigel Mansell. Sim, o campeão de Fórmula 1 conhecido historicamente por seu estilo destemido de dirigir.
É o que acontece com quem entra na plataforma Catawiki, e encontra o Fiat Tipo hatchback de 1990, modelo 1.8 DGT, que foi de Mansell até 1992. Abaixo você verifica os detalhes desse anúncio inusitado.
Quanto custa essa raridade?
O que surpreende é que o Catawiki é uma plataforma multimarcas, que também vende produtos de moda, móveis e esporte. Tem até bebidas como vinho e whisky.
Segundo a página, o anunciante do Tipo que já foi de Mansell é um vendedor dos Países Baixos. Vale lembrar que o carro tem o número “1 milhão” no chassi. A unidade foi dada ao piloto britânico durante o GP da Itália, em 1990.
Ou seja, na época Mansell ainda não era campeão da Fórmula 1, o que só aconteceria em 1992, com o carro Williams FW14B. De acordo com o vendedor do Catawiki, o carro está muito bem conservado. Há apenas com marcas de uso naturais do tempo.
O dono dessa raridade espera receber um valor que fique entre 8 e 10 mil euros. Ou seja, entre R$ 44 mil e R$ 55 mil, em conversão atual. É isso mesmo, uma soma menor do que alguns carros populares zero-km de hoje em dia.
Equipamentos e motorização
O anúncio lembra que Nigel Mansell venderia o carro já em 1992, sem ter rodado mais do que 700 quilômetros com ele. Depois, viriam mais de 80 mil quilômetros rodados, nas mãos de 4 donos diferentes.
Um desses donos foi um museu, outro foi a própria Fiat, por meio de uma de suas concessionárias. Ainda segundo anúncio, o modelo vem com o motor original de 1.8, que roda a gasolina e rende até 112 cv de potência.
Sem falar na direção do lado direito, uma placa em homenagem ao piloto e a pintura tradicional em tom verde British Racing Green, na época uma exclusividade.