A Volkswagen tinha encerrado a produção do Gol em 23 de dezembro de 2022, mas isso não significou que o modelo imediatamente ficou indisponível para aquisição nas concessionárias. Mas agora, o fim realmente chegou com a retirada do Gol de vez do configurador da marca e o fim dos estoques nas concessionárias.
Entre dezembro e janeiro, as últimas unidades ainda foram faturadas para as concessionárias e vendidas, discretamente, para os últimos donos. As unidades da série especial Last Edition não foram nem de longe de fato as últimas a serem produzidas. Elas foram feitas ainda em outubro e novembro.
O último Gol mesmo foi um anônimo, que segundo a revista Quatro Rodas, já saiu dá fábrica com destino certo. A unidade, de configuração básica, com rodas 14″ sem sistema de som nem pintura nas maçanetas foi para uma grande locadora de veículos.
Os últimos Voyage foram fabricados em fevereiro, e as últimas unidades também já se encerraram. Agora o Virtus é o único sedã compacto da marca. Diferentemente do Gol, o Voyage não teve a mesma pompa dada ao seu fim.
Últimos moicanos
Em abril, foram 318 unidades vendidas, complementando o acumulado do ano de respeitáveis 5.618 unidades, à frente até de modelos da própria marca, como o VW Virtus. Vale lembrar, que das 318 unidades emplacadas em abril, apenas 41 foram para o varejo, compradas por pessoa física.
De agora em diante, apenas poucas unidades remanescentes, e até esquecidas nas lojas deverão aparecer na tabela de emplacamentos. Com o lançamento do Polo Track e do Polo MPI por preços pouco superiores ao que o Gol custava, as lojas terão dificuldades em vender o modelo sem conceder belos descontos.
História antiga
Fato curioso é que o Gol já esteve para sair de linha diversas vezes, mas só agora em 2023 que de fato o modelo deixou de ser produzido.
Desde o lançamento do Polo em 2002 um substituto para o Gol vinha sendo tentado pela Volkswagen. O Fox chegou com essa missão em 2004. Conviveu com o Gol até sair de linha em 2021 e o Gol seguiu em produção. O Up! também foi cotado para assumir o posto do Gol em 2014, também saiu de linha em 2021 deixando o Gol intacto em seu posto.