A Ford confirmou o lançamento do Bronco Sport como novo produto do seu portfólio no Brasil, com data de estreia programada para 20 de maio. Junto com o anúncio foram divulgadas as primeiras imagens oficiais do novo SUV global, incluindo um vídeo que destaca seus principais atributos.
A marca destacou que o Bronco Sport é um produto desenvolvido com foco nos pilares de design, desempenho, versatilidade, conectividade e segurança. E revelou também a configuração do Bronco Sport que será vendido localmente, na versão Wildtrak.
Além de motor 2.0 EcoBoost, transmissão automática de oito velocidades e tração integral 4×4 sob demanda de série, o SUV virá equipado com o chamado G.O.A.T. Modes, que ajustam automaticamente os parâmetros do veículo para cada condição de piso. O sistema conta com sete modos de direção – Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio, Areia, Lama e Rock Crawl (Rocha) – selecionados por meio de um botão no painel.
As tecnologias de assistência ao motorista do Bronco Sport incluem controle de cruzeiro adaptativo com Stop and Go e alerta de colisão com assistente autônomo de frenagem e detecção de pedestres, entre outros recursos desenvolvidos para facilitar a direção tanto na cidade como em ambientes off-road. O veículo oferece também um nível avançado de segurança, com nove airbags e sistemas projetados para a máxima proteção e conforto.
O Bronco Sport traz ainda recursos de conectividade de nova geração, com o aplicativo FordPass, e soluções inteligentes de conveniência, como abertura independente do vidro traseiro e porta-malas com sistema de gerenciamento de carga, que elevam a um padrão inédito a versatilidade a bordo.
O Ford Bronco de nova geração é inspirado no utilitário que foi produzido durante três décadas nos Estados Unidos (de 1966 a 1996) e tornou-se um ícone 4×4. Além do Bronco Sport, a nova família é composta dos modelos de duas portas e quatro portas. Ela estreou este ano com sucesso nos Estados Unidos e segue em seu programa de lançamento mundial.
História do Ford Bronco
Nascido como um off-road de raiz, o Ford Bronco com o tempo reforçou cada vez mais os atributos voltados para o conforto e a conveniência na cidade, sem abandonar a sua essência 4×4. Este TBT (“Throwback Bronco Thursday”) destaca momentos importantes da evolução do modelo que foi precursor dos modernos SUVs e está perto de estrear sua nova geração global no Brasil.
Chassi reforçado, suspensões robustas, mecânica simples e confiável e tração 4×4 para rodar em qualquer terreno. Esta era a receita do primeiro Ford Bronco, lançado nos Estados Unidos como modelo 1966. Ele tinha chassi, sistemas de freio, direção e suspensões especialmente desenvolvidos e era oferecido com três opções de carroceria: fechada de duas portas, picape de dois lugares ou Roadster, sem capota e portas.
A preferência do público pelo utilitário de duas portas logo ficou clara nas vendas: a carroceria Roadster saiu de linha em 1968 e, em 1972, foi a vez da despedida da picape. Seguindo a tendência de uso misto, urbano e off-road, o modelo começou a se tornar cada vez mais sofisticado e em 1973 ganhou a opção de transmissão automática de três velocidades.
Em 1978, a segunda geração do Bronco passou a compartilhar a mesma plataforma da picape Série F, da qual utilizava também partes da carroceria, como a frente, capô, portas e para-brisa. Em vez dos três lugares da antiga geração, ele ampliou o espaço para seis ocupantes e ficou mais refinado. Além de ar-condicionado, direção hidráulica e rádio, oferecia até piloto automático para aumentar o conforto do consumidor familiar.
Encontre seu Ford
O Bronco de terceira geração, lançado como modelo 1980, também era baseado na Série F, mas com entre-eixos mais curto. As principais mudanças foram focadas na mecânica. Ele ganhou uma nova suspensão dianteira, com molas independentes, batizada pela Ford de Twin Traction Beam, ou TTB. Na traseira, manteve o sistema de feixe de molas, conhecido pela grande robustez.
Na quarta geração, lançada em 1986, o Bronco teve a carroceria totalmente renovada e ganhou um interior inédito, com novo painel, volante e bancos. Também recebeu freios ABS e, nas versões de topo, acionamento elétrico da tração 4×4 no painel, em vez da alavanca.
A quinta geração do SUV, lançada em 1991, avançou ainda mais nos itens de segurança e conforto, com interior redesenhado. Além de zonas de deformação da carroceria em impactos melhoradas, passou a oferecer freios ABS também nas rodas dianteiras e o airbag do motorista tornou-se item de série em 1994. Espelhos elétricos e bancos de couro entraram na lista de equipamentos do modelo, produzido até 1996.
Agora, 25 anos depois, o Bronco está de volta com uma geração totalmente nova e pronto para iniciar mais um capítulo dessa história, avançando na proposta de veículo versátil capaz de unir o melhor de dois mundos para uso off-road e na cidade.
E quais serão as novidades?
O Ford Bronco Sport, novo SUV global da marca que chega em breve ao Brasil, recebeu classificação máxima de segurança do Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), entidade independente dos Estados Unidos que mede o nível de proteção oferecido pelos veículos. Por ter apresentado o melhor resultado da categoria nessa avaliação, que inclui testes de impacto e o desempenho de diversos itens de segurança, o novo SUV foi distinguido com o prêmio Top Safety Pick +.
O Bronco Sport obteve nota máxima nos seis testes de impacto do IIHS, que incluem: sobreposição dianteira moderada no lado do motorista e do passageiro, sobreposição dianteira moderada, impacto lateral e resistência do teto e dos encostos de cabeça.
“O Bronco Sport foi projetado para que nossos clientes possam se aventurar tanto na estrada como fora de estrada com segurança”, disse Hau Thai-Tang, diretor de Operações e Plataforma de Produtos da Ford. “A classificação Top Safety Pick + da IIHS valida esse compromisso.”
Para receber o Top Safety Pick + o veículo deve dispor também de um sistema avançado de prevenção de colisão dianteira com veículos e pedestres e oferecer em todos os modelos, independentemente da versão de acabamento, um desempenho dos faróis acima da média.