Com certeza, nenhuma montadora gosta de olhar para seu fluxo de caixa e se deparar com altos índices de inadimplência. Mas a Ford decidiu dar um passo polêmico contra tudo isso. A gigante criou uma tecnologia para resgatar veículos com dívidas sem o consentimento do cliente. Entenda abaixo as implicações!
De modo semelhante, por aqui também já falamos sobre a Ford e o lançamento do novo SUV elétrico com base Volkswagen. Sobre quando o governo brasileiro levou à China proposta para BYD assumir a fábrica da Ford no Brasil. E até sobre o novo ‘modo drive-in’ da Ford, que pode até mesmo reclinar o carro. Imperdível!
Métodos e Sistemas para Retomar a Posse de Veículos (SMRV)
A sigla SMRV remete ao termo Systems and Methods to Repossess a Vehicle. Em tradução direta, o termo significa “Métodos e Sistemas para Retomar a Posse de Veículos”. Essa tecnologia foi patenteada recentemente pela Ford dos Estados Unidos, terra natal da gigante automotiva.
Na verdade, a parte burocrática data de 2021, mas só agora em 2023 o projeto voltou a chamar a atenção do público. Sem dúvida nenhuma, trata-se de uma questão polêmica. Afinal, o sistema permite que um carro simplesmente “fuja” de volta para a concessionária mais próxima, caso o dono esteja inadimplente.
Segundo dados da própria Ford, nos EUA os índices de inadimplência entre seus compradores passam de 1,5%. Contudo, vale observar que as leis do País não permitem que um veículo simplesmente seja retirado da casa de alguém, seja presencialmente ou remotamente.
Então, o sistema só pode resgatar o carro se ele estiver parado na rua. Do contrário, a pessoa poderia processar a marca por invasão a domicílio. Deste modo, o carro precisa ser localizado, pela Ford, fora do perímetro residencial do comprador. Como exatamente isso funcionará? Entenda abaixo!
SMRV da Ford: como exatamente o sistema funciona?
Como vimos antes, a Ford tomou o cuidado de desenhar sua tecnologia automotiva com uma estratégia prática que não se enquadre em invasão domiciliar. Além disso, ela tomou vários outros cuidados, considerando que o assunto é realmente delicado.
Inclusive, a patente deixa claro que o sistema é bem mais amplo do que simplesmente “resgatar os carros de clientes inadimplentes”. A tecnologia conta com uma série de procedimentos automatizados e inteligentes, antes de ir às vias de fato.
Primeiro, o cliente receberia um alerta de dívida pendente. O período de atraso para emissão do alerta não está especificado, mas fala-se em algo “razoável”. O segundo passo é começar a cortar serviços secundários do automóvel, como ar-condicionado e som.
O terceiro momento seria de bloqueio da ignição, impedindo o carro de ligar, por mais um período de tempo. Só depois disso, se ainda assim o pagamento não ocorrer, então o veículo seria ligado remotamente e conduzido de modo autônomo até a concessionária mais próxima.
Pela simples descrição do funcionamento e das etapas do SMRV, fica fácil perceber que ainda não há previsão de aplicação da tecnologia. Nem há clareza sobre a operação de carros 100% autônomos ainda. Então, ainda não sabemos se ou quando o SMRV da Ford realmente entrará em ação.