Recentes dados divulgados pelo NHTSA, órgão responsável pela segurança no tráfego dos Estados Unidos, revelaram que a Ford se destacou como a montadora com o maior número de recalls no país em 2023. O relatório apontou que a marca da oval azul convocou aproximadamente 5.692.135 veículos em 54 chamamentos distintos.
É o terceiro ano consecutivo em que a Ford lidera o ranking de recalls no mercado norte-americano. Em números de veículos convocados, a Kia garantiu o segundo lugar, com 3 milhões de unidades envolvidas, principalmente relacionadas ao risco de vazamento de fluido de freio.
Já em total de convocações, a Stellantis assegurou o segundo lugar, com 45 chamados e 2,7 milhões de carros afetados, seguida pela BMW, que realizou 29 recalls, enquanto a Mercedes-Benz e a Nissan convocaram 27 e 22 vezes, respectivamente.
Embora os números da Ford tenham diminuído em relação ao ano anterior, quando 8,5 milhões de carros foram afetados por 68 recalls, a montadora ainda se encontra à frente das demais concorrentes.
Houve boas notícias para a Volkswagen, que reduziu seus recalls de 45 em 2022 para 18 em 2023, afetando 332.700 carros. Por outro lado, a Tesla se destacou ao convocar recentemente um chamado master que afetou 2.031.220 veículos, devido a potenciais problemas no sistema de assistência ao motorista Autopilot. O serviço de reparo concentra-se principalmente em atualizações de software.