A marca automotiva Ford está realizando um recall para alguns modelos equipados com o motor 1.0 EcoBoost, em resposta a preocupações regulatórias levantadas pelo governo dos Estados Unidos. A ação inclui os modelos EcoSport fabricados entre 2018 e 2022, e os Focus produzidos entre 2016 e 2018, ambos equipados com o motor de três cilindros e transmissão automática convencional.
O recall está sendo realizado devido a possíveis problemas com o tensionador da correia do motor. Segundo o comunicado, o braço do tensionador pode sofrer fraturas devido à falta de robustez na junta de calafetagem de retenção, incapaz de resistir às vibrações do motor. Em casos extremos, essa falha pode resultar na separação do tensionador da placa de apoio, levando à degradação da correia ao perder dentes.
O risco associado a essa falha é a perda de pressão de óleo no motor, causando danos graves, incluindo o travamento do motor. Como resultado, os motoristas podem enfrentar perda de potência no motor e no sistema de freios, aumentando o risco de acidentes. A Ford teve conhecimento de um incidente relacionado a esse problema, resultando em dois feridos. Até o momento, não há registros de fatalidades associadas a essa questão.
Esse recall surge após uma investigação conduzida pela Administração Nacional de Segurança no Trânsito em Rodovias (NHTSA), que abrangeu cerca de 250 mil de unidades do EcoSport fabricados entre 2018 e 2021. A investigação, iniciada em setembro, focava em relatos de falha no motor. Vale destacar que os motores EcoBoost da Ford estão sob escrutínio desde 2022, quando a NHTSA começou a investigar problemas relacionados ao Bronco.
Por aqui, esse motor equipou o Fiesta entre 2016 e 2019, mas sempre associado ao câmbio de dupla embreagem Powershift, arranjo diferente do usado pelos Ecosport e Focus atingidos pelo recall americano. As unidades do Ecosport vendidas na Europa e Estados Unidos eram fabricadas na Índia, e o 1.0 Ecoboost era inglês, com processos produtivos diferentes dos adotados no Brasil. O 1.0 Ecoboost que equipou o Fiesta vendido aqui vinha da Romênia.
A Ford está tomando medidas para resolver esse problema, orientando os proprietários dos veículos afetados a entrar em contato com as concessionárias para a substituição adequada do tensionador da correia do motor.