A Ford confirmou que irá encerrar de vez a produção do Fiesta após 46 anos de vida do compacto. O modelo já deixou de ser vendido em várias partes do mundo, inclusive aqui no Brasil, e ainda é produzido apenas na Alemanha e vendido no mercado europeu.
Veja ofertas de Ford Fiesta certificados na Karvi!
No entanto, a Ford tem outros planos para a fábrica de Colônia. A marca quer produzir lá novos carros elétricos baseados na plataforma MEB da Volkswagen. As marcas vêm trabalhando juntas em outros projetos, como o das novas picapes Ranger e Amarok.
A lacuna deixada pelo Fiesta deverá ser preenchida pela futura versão elétrica do Puma, que usa a plataforma do atual compacto. O SUV compacto já é produzido na Romênia em versões com motor a combustão.
O fim do Fiesta na Europa vem sendo antecipado com o encerramento da produção das versões de três portas. Essas versões vêm saindo de linha também em outras marcas, como a própria Volkswagen e pelo grupo Stellantis, por serem menos rentáveis.
Com a aposentadoria do Fiesta, a Ford ficará fora do segmento de compactos até que um novo modelo seja apresentado, algo que por enquanto não está nos planos da marca. Porém, executivos da marca já vêm dizendo que a partir de 2030, todos os carros de passageiros da Ford serão elétricos, e que haverá espaço para um novo compacto.
História
O Fiesta foi lançado na Europa em 1976 e teve mais de 16 milhões de unidades vendidas em todo o mundo ao longo de sete gerações. No Brasil, os primeiros modelos da terceira geração chegaram importados da Espanha em 1995. Logo em 1996, o modelo foi nacionalizado já na quarta geração, o famoso Fiesta “tristonho”.
Tivemos ainda a quinta e sexta gerações produzidas aqui até 2019, quando o modelo deixou de ser produzido, junto com o fechamento da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo (SP).
O Brasil não recebeu a sétima e última geração do Fiesta.