Já falamos sobre alguns carros que sairão de linha em 2022. Mas também há confirmações de modelos que deixarão de contar com versões novas nos próximos anos. Um deles é o Ford Focus, que deixará os fãs órfãos a partir de 2025.
Um dos nomes mais famosos da marca, o Focus hatchback não terá espaço na inevitável estratégia de eletrificação da Ford Europa. Lembrando que, entre nós, o modelo saiu de linha já em 2019, sem deixar substituto em seu lugar.
Ao todo, foram quase trinta anos de venda do Focus, que finalizam com uma saída definitiva. Ou seja, sem direito a qualquer sucessor, segundo comunicado oficial da marca, realizado na última semana.
Não houve detalhes durante o pronunciamento, mas não é difícil imaginar os motivos. Além de ter investido em motor a etanol para a linha 2022, em vez de soluções elétricas, as vendas do modelo já estavam em baixa na Europa.
Também podemos considerar a queda da preferência por carroceria hatch diante da popularização dos SUVs. Sem falar que a crise dos semicondutores fez as vendas gerais caírem no mundo todo, para todas as montadoras e modelos.
A crise que a Ford enfrenta
Quem falou pela marca foi Stuart Rowley, o chefe da Ford Europa, que aproveitou para dar outras notícias delicadas. Entre elas, o fato de que a fábrica alemã, localizada em Saarlouis, também está por um fio.
A planta conta com mais de 4500 funcionários, sendo que cortes na folha de pagamento já são uma certeza. Portanto, se mesmo após a redução a fábrica não resistir e acabar fechando, não será uma surpresa para ninguém.
Curiosamente, embora tudo indique que o Focus será descontinuado por não valer o risco da eletrificação (que encarece e muito o carro), uma desculpa que Rowley usou para a redução da mão de obra na fábrica é a da eletrificação do portfólio.
Segundo o engenheiro e chefe da divisão europeia, as plantas que param de operar com a fabricação de carros a combustão precisam de menos gente trabalhando.