A partir de junho, a Ford dará início à produção dos motores da picape Ranger na Argentina, conforme confirmado desde meados de janeiro. A montagem ocorrerá no complexo industrial de Pacheco, onde a caminhonete já é fabricada, e contará com um investimento significativo de aproximadamente US$ 80 milhões. A medida visa aumentar o percentual de integração de peças locais no modelo.
Veja ofertas de carros usados na Karvi!Atualmente, todos os motores utilizados pela Ranger são importados para a fábrica de Pacheco. O motor 3.0 V6 turbodiesel, conhecido pelo codinome Lion, é trazido da Inglaterra e oferece 250 cv de potência a 3.250 rpm e 61,7 kgfm de torque a 1.750 rpm. De acordo com dados do Inmetro, seu consumo é de 8,9 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada. Com esse motor, a Ranger acelera de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos.
O motor de entrada é o 2.0 turbodiesel Panther, atualmente importado da Índia. Este propulsor desenvolve 170 cv de potência a 3.500 rpm e torque de 41,30 kgfm entre 1.750 e 2.500 rpm. O consumo varia entre 10 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada, dependendo da versão, transmissão e do sistema de tração. As opções de câmbio incluem versões manuais e automáticas, ambas com 6 marchas. Existe ainda uma versão mais potente deste motor, com 210 cv e 50,9 kgfm de torque, que não está disponível no Brasil.
A Ford ainda não especificou quais motores serão produzidos inicialmente, mas a expectativa é que a produção comece com o 2.0 turbodiesel, com V6 sendo incorporado posteriormente. Na geração anterior, os motores Puma 2.2 e 3.2 turbodiesel oferecidos na Ranger eram fabricados em Pacheco.