A Ford vai dar novos passos no seu plano de eletrificação da linha. Depois de encerrar a produção de carros de passeio para focar nos elétricos, picapes e SUVs, agora a marca deve começar a cortar também os SUVs menores, de cinco lugares, com motor a combustão.
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Eles serão substituídos por novos modelos elétricos, consecutivos ao Mustang Mach E. Quem já está com os dias contados é o Edge, o mais antigo da gama. O modelo não terá nova geração nos Estados Unidos e deve encerrar sua história por lá até o fim deste ano.
O Edge já não é vendido no Brasil desde 2021, onde chegou a ter a terceira geração lançada e até a versão ST, esportiva.
Apenas a China, tratada como um mercado totalmente a parte do global, deverá ver um novo Edge, desenvolvida especialmente de acordo com as preferências locais.
Outro que deverá passar por mudanças profundas é o Escape. O modelo é um dos SUVs mais vendidos da Ford nos Estados Unidos, mas ainda fica atrás de concorrentes como Toyota RAV4 e Honda CR-V. Ele também poderá estar com o fim decretado para os próximos anos, e ser trocado por um modelo totalmente elétrico.
Assim, a Ford deixará com motor a combustão apenas modelos maiores, como os Explorer, Expedition e a linha Lincoln, com os Navigator e Aviator. Aliás, esses últimos vêm conseguindo surpreendente sucesso frente aos concorrentes da Cadillac e reerguendo a marca entre os emblemas de luxo locais.
Da Lincoln, quem deverá sair de linha entre 2023 e 2024 será o Nautilus, que divide plataforma com o Edge, e é feito na mesma linha de montagem no Canadá. A fabrica canadense já vem sendo reformulada para a produção de modelos elétricos.
E mesmo os modelos maiores, ganharão versões elétricas no futuro. Então, embora ainda vejamos Explorer com seus V6, eles também terão variantes híbridas e totalmente elétricas no catálogo.