Pode até parecer uma cena de cinema, mas também pode acontecer com qualquer um de nós. Então, se o freio simplesmente falhar naquele momento em que você mais precisa, o que exatamente fazer para minimizar o problema?
É preciso incluir esse risco na sua lista de direção defensiva, ou pode ser que você se desespere na hora. Então, para não cometer equívocos, siga na leitura!
Como vimos, comece não entrando em pânico. A primeira função da paciência que você deve manter é a de conseguir entender toda a situação ao redor, com atenção redobrada.
Se a velocidade for elevada é porque você está em uma rodovia. Portanto, não será difícil ir deixando as faixas da esquerda e reduzindo a marcha aos poucos até chegar ao acostamento.
Ali você vai poder desacelerar e reduzir as marchas até puxar o freio de mão, que na verdade pode ser chamado de “freio de estacionamento” ou, mais especificamente, “freio de emergência”.
Se estiver na cidade e ainda assim em velocidade de risco, recorrer à buzina para alertar eventuais automóveis próximos pode ser um recurso. Mas a grande emergência está em evitar colisões e encontrar uma faixa em que seja possível desacelerar.
Embreagem e freio de mão
Aqui é preciso fazer duas observações emergenciais, tanto para o caso da rodovia quanto das vias urbanas. O primeiro é o das marchas, que precisam ser reduzidas com muito cuidado.
Então, acione a embreagem e, ao reduzir, não solte o pedal de uma vez. Antes vá percebendo, aos poucos, se a velocidade atual já é compatível com a marcha menor. Provavelmente você só conseguirá reduzir até a terceira ou segunda, no máximo.
Aí é que entra o segundo alerta, que é o do freio de mão. Ele pede um cuidado semelhante. Ou seja, você não pode puxá-lo com tudo, mas sim aos poucos. Se não, o motorista pode acabar perdendo o controle do carro facilmente.
Outros cuidados essenciais
Com isso, basicamente, a manobra para parar um carro com defeito no freio do pedal consiste em levá-lo para a faixa certa e ir reduzindo as marchas aos poucos. Ao mesmo tempo em que se vai puxando o freio de mão também devagar e com muito cuidado.
Por fim, considere sempre a manutenção como o melhor dos remédios. Faça os devidos check-ups e fique de olho em eventuais luzes no painel, vazamento de fluidos ou mesmo barulhos e rangidos sutis que vão surgindo com o tempo.
Assim como um pedal de freio muito duro pode indicar problema nas pastilhas de freio, ou em qualquer outra parte do sistema de frenagem. O mesmo vale para eventuais trepidações, que também podem ser um alerta para prestar atenção enquanto é tempo.