Todo mundo que tem prazer em usar o carro adora acessórios e demais dispositivos facilitadores. Afinal, além de agregarem valor nesse sentido, alguns também contribuem para a estética. Abaixo, veja 5 acessórios automotivos populares e úteis, como o friso, a calha e muito mais. Não perca!
De modo bem parecido, aqui no blog também já falamos sobre tapa-sol automotivo: veja 5 estilos do básico aos mais inusitados. Falamos sobre tapetes para o seu carro: quais os tipos principais e como escolher. E até sobre as capas de volantes, para você entender melhor como funcionam e quais as vantagens reais. Imperdível!
1. Os frisos da porta
Para começar, um acessório que até pouco tempo atrás era visto apenas como um item a mais no carro. Claro que ele sempre foi fundamental, para evitar que a lataria da porta cause danos ou receba danos ao ser aberta. E também para fazer vedação.
O protetor de porta de plástico, que vai fixado horizontalmente, costuma fazer dupla com os frisos. Mas há carros que contam apenas com os frisos emborrachados, que contornam a porta. De qualquer modo, atualmente o acessório pode ser até colorido, virando um mimo estético em diversos carros.
2. As calhas automotivas
Alguns carros mais antigos, que não necessariamente contam com ar condicionado, podem acabar sofrendo muito na hora da chuva. Isso porque se a pessoa fechar os vidros, fica tudo embaçado no para-brisa e nas demais portas. E se abrir, claro, o risco de molhar tudo é enorme.
Aí é que surgem as calhas automotivas, que imitam as funções das famosas calhas domésticas. Também chamadas de defletores, elas permitem você deixar uma fresta aberta, sem que a água infiltre pelos vidros. Esses acessórios melhoram a ventilação e trazem mais conforto e facilidade no dia a dia.
3. As entradas USB e os HUBs
Aqui, um acessório já bem mais recente e tecnológico. Na verdade, atualmente as entradas USB já são um fator de peso e de decisão na hora da compra de um carro. Em relação aos bancos da frente, há entradas USB no painel ou no porta-luvas. Sem falar na central multimídia, que também tem USB.
E até alguns painéis de instrumentos ainda mais modernos, que já se comunicam com a central ou mesmo com smartphones. Os HUBs são acessórios que multiplicam as entradas, transformando uma USB em 2, 3 ou 4 saídas. Eles também podem sair do acendedor 12V, com chave de tipo liga-desliga.
4. Os porta-trecos em geral
Se tem um acessório que pode fazer toda diferença para quem tem crianças é esse. Ou mesmo para quem tenha carros muito pequenos, sem muito espaço. Os porta-trecos são tão versáteis que já começam pelo modelo, que pode ser de plástico, de tecido comum, de couro sintético e daí em diante.
O que permite que eles sejam fixados em praticamente qualquer canto do carro. Isso vai do painel frontal e dos bancos até os vidros. Sem falar no câmbio, ou mesmo nas telas de grade do difusor do ar. Inclusive, os porta-copos removíveis também entram nessa categoria de porta-treco.
5. O apoio de braço com porta-objetos
Por fim, aqui temos também a função de portar objetos, mas isso é secundário em relação ao conforto do encosto de braço enquanto tal. Hoje em dia esse item também é fator decisivo de compra. Sendo que muita gente manda instalar mesmo em modelos que não têm o item de fábrica.
Para começar, o apoio traz conforto para o braço que mais cansa na direção, que é o que acessa o câmbio e algumas funções do painel do carro. Mas também existe a comodidade para quem pega muito trânsito com congestionamento. O que, no fim, traz até mais segurança ao condutor.