Você sabia que até a água, depois de engarrafada, passa a ter uma data de validade? Em estado natural não, mas o recipiente fabricado por nós já muda tudo. Então não é difícil imaginar o quanto a gasolina também passa por isso.
De fato, se a gasolina acaba envelhecendo em outro recipiente, ou mesmo no tanque de um carro parado, futuramente ela poderá prejudicar o motor. Um exemplo clássico desse mau funcionamento são as falhas e dificuldade em dar partida.
Qual a composição da gasolina?
Precisamos começar entendendo que no tanque de combustível do carro a gasolina está exposta a uma situação que não é exatamente ideal, embora isso seja inevitável.
Ela está sujeita a muito calor e, claro, ao oxigênio que pode circular ali. Até porque, a gasolina que acaba não sendo utilizada pelo motor antes dele ser desligado, volta para ele, só que muito mais quente do que antes.
Essa dinâmica mexe com as propriedades desse combustível, que é feito, basicamente, de uma mistura de hidrocarbonetos (ou seja, compostos que incluem átomos de hidrogênio e também de carbono).
Por isso mesmo, com essa alteração a funcionalidade do combustível começa a perder seu papel. É esse processo que nós chamamos de envelhecimento da gasolina, cuja validade costuma ser de 2 a 3 meses.
A variação se dá levando em conta o nível do combustível no tanque de gasolina. Quanto menos gasolina, mais oxigênio e menor é a validade, por conta da oxidação resultante.
Além disso, componentes leves da composição da gasolina acabam evaporando, o que a torna mais densa. Com o tempo esse produto vai formando gomas nos injetores e nas tubulações, inclusive chegando a aumentar o consumo do carro.
Gasolina aditivada ou premium?
Outra dúvida muito comum dentro desse assunto é se no caso da gasolina aditivada o vencimento ocorre da mesma maneira.
A gasolina aditivada é a comum com propriedades detergentes, ou seja, que em tese ajudam a limpar o sistema de combustível e o motor.
Já a gasolina Premium, ou gasolina de alta octanagem, essa sim, tem validade maior no tanque de combustível, sem que haja perda de qualidade ou vencimento.
Por isso, inclusive, ela é sempre indicada para o tanque de carros de coleção ou esportivos. No segundo caso por causa de ter mais octanas, o que faz o carro render tudo que é capaz.
Na prática, isso quer dizer que quem circula menos com o veículo, pode resolver o problema abastecendo com a opção Premium.
Lembrando que os carros flex, que contam com tanquinho auxiliar para partida a frio, devem ter esse compartimento abastecido exclusivamente com gasolina aditivada.
Como nesses casos o uso é reservado especialmente para épocas de inverno, o mais indicado é esse produto específico, já que ele vai durar mais mesmo ficando parada por longo tempo.
Como os postos de gasolina fazem?
Agora, você pode estar se perguntando: mas se estocar gasolina é prejudicial, como os postos de combustível fazem?
Aqui entra um fator legal, que vem da própria ANP (Agência Nacional do Petróleo), que pode aplicar um teste chamado de “período de indução”.
O que ele faz é criar condições em laboratório que aceleram o processo de oxidação, submetendo uma amostra do combustível para verificar em quanto tempo ele “envelhece”.
Com o estoque feito corretamente por parte do posto, a gasolina comum deve durar ali mais do que no tanque do carro, chegando a cerca de 6 meses.
Para isso é preciso que ela esteja protegida da ação da luz e do calor. Por isso os reservatórios de postos de combustíveis ficam enterrados sob o terreno.
Com os Karvi Certificados inspecionamos o funcionamento de 280 itens presentes nos carros usados que vendemos através da nossa rede de concessionárias. Além disso, fornecemos ao comprador uma garantia mecânica de um 1 ano. Por isso, adquirir um certificado Karvi é a forma mais segura de comprar um carro seminovo. Confira mais sobre nossa forma de trabalhar e adquira seu modelo com tranquilidade clicando aqui. |