Essa é uma grande dúvida dos condutores em casos de carros flex. A escolha do combustível é um dos pontos mais importantes antes de ir viajar. Sendo assim, separamos algumas informações para que não tenham mais empecilhos.
Durante uma conversa com dois condutores, um que abastece com etanol e outro com gasolina. O primeiro mencionou que é difícil adulterar o etanol e por isso ele abastece dessa forma, tendo em vista que não conhece a procedência dos postos.
O condutor que opta pela gasolina mencionou que escolhe esse combustível pela autonomia e por diminuir a quantidade de vezes em que vai abastecer, diminuindo assim o risco de encontrar um posto adulterado.
Como a adulteração é feita?
Contudo, analisando esses dois fatores mencionados, o primeiro condutor está enganado. O etanol possui a mesma facilidade em ser adulterado. Ou seja, caso coloque mais de 8% de água, o combustível estará adulterado. No caso da gasolina, ela é adulterada com a mistura de etanol.
Em casos de carro flex, é possível notar a procedência da gasolina com relação ao consumo. Considere que o limite é 27% de etanol, caso ultrapasse, você gastará muito mais abastecendo pois ele consumirá mais. No entanto, especialistas mencionam que é melhor utilizar uma gasolina adulterada do que um etanol.
Posso usar os dois combustíveis de forma alternada?
Sim! Em casos do condutor decidir utilizar etanol e gasolina de forma alternada durante a viagem, não há problemas como muitos pensam. Alguns motoristas mencionam que não pode misturar, porém, o motor já está pronto para receber qualquer um dos dois combustíveis.
Sendo assim, podemos concluir que mesmo que o tanque esteja pela metade com um combustível X, não tem problema colocar o combustível Y, afinal, ele é planejado para esse tipo de situação. Então não se preocupe caso opte por trocar de combustível, ok?
Confira na Karvi nossas opções de carros flex: acesse o site.