Nem sempre é fácil cruzar custo-benefício quando o assunto é o abastecimento do carro. Para piorar, ainda existem diversos tipos de combustíveis, mesmo dentro de uma mesma categoria. É o caso da gasolina premium: o que ela é, afinal? E vale mesmo a pena em termos técnicos e econômicos? Entenda melhor!
De modo semelhante, por aqui também já falamos sobre uma polêmica: a gasolina do Brasil chegou a ser a mais cara do mundo em 2022? Sobre o tamanho do tanque de combustível: quais os maiores e os menores. E sobre carros que consomem menos combustível: veja 5 traços básicos deles.
Gasolina premium: configuração e custo-benefício
Há muita confusão sobre a gasolina premium, geralmente por culpa da aditivada. Muitas vezes devido a certos “mitos” ou mesmo devido a certo marketing, que induz alguns clientes ao erro na hora da compra. A verdade é que a configuração da gasolina aditivada não agrega nada em termos de potência.
Simples assim. O termo “aditivada” é porque houve adição de agentes detergentes. É o que a deixa mais “esverdeada”, inclusive. Isso pode ajudar na limpeza ou higienização interna do seu motor. E até impedir o malfadado acúmulo de detritos prejudiciais. Mas melhora o desempenho? Não.
Aí é que vem a gasolina premium, que se propõe a isso. Ou seja, ela é a opção que realmente vai melhorar o desempenho ou potência do seu carro. Além de também ter os aditivos higienizadores da aditivada. Em termos técnicos, o que garante isso é a maior octanagem e a maior potência calorífica da premium.
Em termos de aparência, a gasolina premium é levemente alaranjada, e não esverdeada. Na prática, ela também pode ter uma queima (mistura ar-combustível) menos tóxica. Isso por contar com menos enxofre (PPM, ou Partes por Milhão) em sua composição. A adição de etanol anidro também é menor.
Porém, é impossível negar a diferença de valores, não é mesmo? Se formos falar em entrega também, a podium chega a ter 10% a mais de desempenho. Contudo, o valor costuma ficar acima dos 30% acima da gasolina comum. Então, pode ser que apenas o dono de um superesportivo veja vantagem.
Por fim, vale lembrar que a gasolina premium de verdade nem sempre é fácil de encontrar. Depende muito da região e do posto de combustível ser de confiança. Tradicionalmente, os nomes comerciais dela no Brasil são os da Podium, da Petrobras. A Octapro, do Ipiranga. E a V-Power, da Shell.