A General Motors confirmou um robusto investimento de R$ 7 bilhões no Brasil até 2028, dissipando rumores sobre sua possível saída do país. O plano detalhado inclui a destinação de R$ 1,2 bilhão para modernizar a fábrica de Gravataí, no Rio Grande do Sul, e para renovar os Chevrolet Onix e Onix Plus, além da introdução de um novo veículo em 2026, classificado como “um produto em um segmento inédito” por Santiago Chamorro, presidente da GM na América do Sul.
Veja ofertas de carros usados na Karvi!Reestilização e Novidades Tecnológicas
A renovação do hatch Onix e do sedã Onix Plus já era esperada, dado que a atual geração foi lançada em 2019 e já está atrasada em termos de ciclo de vida. Uma das grandes inovações será a atualização do motor 1.0 turbo, que passará a ter injeção direta. Essa mudança promete aumentar a potência, reduzir o consumo de combustível e diminuir as emissões de gases poluentes.
Projeto Carbon: Um Novo SUV Compacto
O terceiro modelo, conhecido como Projeto Carbon, resultará em um SUV compacto posicionado abaixo do Chevrolet Tracker, competindo diretamente com veículos como o Fiat Pulse, Renault Kardian e um futuro crossover da Volkswagen. Este projeto é inteiramente nacional, sem a colaboração da China, diferentemente da nova Montana.
Perspectivas para Tecnologias Híbridas
Apesar da GM admitir planos para carros híbridos no Brasil, ainda não há confirmação sobre a adoção dessa tecnologia na linha Onix. Em janeiro, a fabricante anunciou que traria essa tecnologia ao mercado brasileiro, possivelmente iniciando com um modelo mais caro e importado, como o Equinox PHEV recentemente lançado na China.
Em entrevista ao Automotive Business, Fábio Rua, vice-presidente de relações públicas, comunicação e ESG da General Motors do Brasil, sugeriu um “reposicionamento das tecnologias” a partir de 2025, referindo-se aos híbridos. A GM está preparando o lançamento dos elétricos Blazer EV e Equinox EV ainda este ano, com algumas unidades do Blazer EV já no país.
Se a linha Onix receber um sistema híbrido, espera-se uma tecnologia mais simples. A GM pode importar a tecnologia micro-híbrida do Chevrolet Monza chinês, que usa um sistema de 48V e um gerador adicionando 10 cv e 4,1 kgfm, ativado em situações específicas, como nas arrancadas. No Monza, essa tecnologia está acoplada a um motor 1.3 turbo de 163 cv, da mesma família dos motores 1.0 e 1.2 turbo usados no Brasil.
O Chevrolet Onix renovado deve ser lançado no próximo ano, seguido pelo Onix Plus. Enquanto o Onix Plus lidera seu segmento, o Onix hatch precisa dessa atualização para manter sua competitividade. Atualmente, o Onix hatch disputa a segunda posição no segmento com o Hyundai HB20, enquanto o Volkswagen Polo se distancia cada vez mais na liderança do mercado brasileiro.