Após uma paralisação que durou desde o dia 2 de maio devido às fortes chuvas que atingiram o estado do Rio Grande do Sul, a produção dos modelos Chevrolet Onix e Onix Plus foi retomada no início desta semana. Segundo informações do sindicato dos metalúrgicos local, a fábrica de Gravataí voltou a operar em regime de turno único, mobilizando cerca de 1.000 funcionários.
Veja ofertas de carros usados na Karvi!Com o progresso na reabertura de estradas e vias no estado, a expectativa é que o segundo turno de produção seja retomado em breve, com a meta de normalizar as operações até o final da próxima semana. A fábrica de Gravataí é crucial para a produção desses modelos, que são líderes de vendas no mercado brasileiro.
A calamidade causada pelas chuvas não afetou apenas a Chevrolet. Diversos outros componentes da cadeia automotiva no Rio Grande do Sul enfrentam dificuldades. O estado é um importante fornecedor de peças para fábricas em outras regiões do Brasil, o que levanta preocupações sobre um possível desabastecimento. Empresas que produzem freios e implementos rodoviários para caminhões e ônibus estão entre as mais afetadas.
A Volkswagen, por exemplo, enfrenta problemas com fornecedores situados no Rio Grande do Sul e anunciou que está estudando a importação de peças da China para manter a produção em suas fábricas de São Paulo. A planta de Taubaté, que fabrica o compacto Polo e sua versão Track, suspenderá atividades por 10 dias, enquanto a fábrica de motores em São Carlos ficará parada por 11 dias.
Do ponto de vista comercial, a catástrofe climática também trouxe impactos significativos. O mercado automotivo do Rio Grande do Sul, que normalmente comercializa cerca de 10.000 unidades por mês, viu suas vendas caírem para zero desde o dia 7 de maio. Com o estado representando aproximadamente 5% das vendas nacionais de veículos, estima-se que 12.000 unidades deixarão de ser comercializadas nos próximos dois meses.