Após a vida atribulada do ID.3, a Volkswagen revelou seu plano para um novo marco na transição para veículos elétricos. O modelo, que inaugurou a plataforma MEB voltada para carros elétricos, enfrentou desafios desde seu lançamento, marcado por atrasos decorrentes de problemas de software e rejeição do público a algumas inovações promovidas pela marca. Apesar de um começo promissor na Europa, o ID.3 não conseguiu manter o ritmo de vendas esperado, mesmo após uma reestilização feita em 2022.
Produzido em Zwickau, Alemanha, ao lado do Cupra Born, o ID.3 teve seu volume de produção reduzido devido à demanda abaixo das expectativas, afetando não apenas a fábrica em Zwickau, mas também a icônica fábrica de vidro de Dresden, onde é produzido o SUV elétrico ID.4.
A Volkswagen, olhando para frente, já delineou os planos para o substituto do ID.3. Ele deverá ser substituído pela próxima geração do Golf, que terá apenas versões elétricas e promete ser mais acessível do que o ID.3. Baseado na nova plataforma SSP, em desenvolvimento pelo grupo alemão, o Golf elétrico promete uma arquitetura altamente flexível e inovadora, incluindo um sistema de 800 volts que permitirá recargas extremamente rápidas, possibilitando a recuperação de 10 a 80% da carga em cerca de 12 minutos.
Diferenciando-se do ID.3, o novo Golf elétrico adotará tração dianteira, visando a redução de custos. Seu design promete uma abordagem visual mais clássica, alinhando-se com a essência tradicional do Golf. A linha do modelo incluirá a versão GTI, mantendo-se na era elétrica, além de um modelo GTX com tração integral e uma versão topo de linha esportiva R, como manda a cartilha para um Golf.