Para muitos motoristas, sair de casa sem utilizar um aplicativo de navegador GPS se tornou algo muito incomum, já que eles são capazes de indicar o melhor trajeto considerando o trânsito atual, limitações de rodízio, indicar presença de situações adversas de perigo e etc.
Um dos primeiros e mais famosos aplicativos desse meio é o da Google, chamado de Maps. A boa notícia é que após uma recente atualização desenvolvida, o sistema passará a indicar também os valores cobrados nos pedágios, função extremamente útil principalmente para quem trafega em rodovias com bastante frequência.
Confira os detalhes dessa novidade
Nova função do Maps
Essa nova funcionalidade do aplicativo de navegação deve ser muito útil no Brasil, já que estradas com pedágios infelizmente são frequentes, mesmo que estejam em péssimas condições de conservação em muitas das ocasiões.
Nós sabemos que o dinheiro físico em papel está cada vez mais raro, já que a tecnologia permite que façamos transações muito rápidas a qualquer momento e em praticamente qualquer lugar. Todavia, curiosamente os pedágios geralmente ainda aceitam apenas dois tipos de pagamento padrão: por dinheiro pago na cabine, ou através do sistema sem parar, que permite o pagamento através de uma tag no para-brisas sem exigir a parada total do veículo.
Com os Karvi Certificados inspecionamos o funcionamento de 280 itens presentes nos carros usados que vendemos através da nossa rede de concessionárias. Além disso, fornecemos ao comprador uma garantia mecânica de um 1 ano. Por isso, adquirir um certificado Karvi é a forma mais segura de comprar um carro seminovo. Confira mais sobre nossa forma de trabalhar e adquira seu modelo com tranquilidade clicando aqui. |
Por conta disso, as vezes o condutor é pego de surpresa ao se deparar com uma praça de pedágio à sua frente se ele não estiver preparado e com o dinheiro físico para isso.
É justamente nessa questão que a nova função do Google Maps irá auxiliar, pois mostrando os valores cobrados em cada pedágio do trajeto, é possível se programar e estimar o valor gasto antes mesmo de sair de casa. As informações deverão ser atualizadas em tempo real, com base em dados fornecidos por autoridades locais de trânsito, incluindo também eventuais variações de cobrança, como tarifas que são alteradas de acordo com condições específicas, tais como pedágios que variam seus valores conforme o dia da semana ou o método de pagamento.
Novo recurso no Brasil
Esse recurso já está em funcionamento em mais de 2 mil praças de pedágio, em países como Estados Unidos, Índia, Japão e Indonésia. Outras localidades, incluindo o Brasil, deverão receber a atualização em breve.