Lançada em 2014, a terceira geração do Ford Ka representou a primeira grande mudança do compacto, com uma nova plataforma, motores, mais segurança e ares globais, sendo produzido e vendido também em outras partes do mundo, como Ásia e Europa.
Veja ofertas de Ford Ka certificados na Karvi!
O Ka recebeu um novo motor 1.0 de três cilindros e um 1.5 de quatro cilindros, com potências de até 110 cv. Em 2018, o 1.5 passou a ser também de três cilindros, e a potência foi a 136 cv. Esse modelo pode receber também câmbio automático, algo inédito no Ka. O modelo saiu de linha em 2021, mas se mantém como uma boa opção entre os usados.
Segurança
O Ka tem apenas dois air bags nas versões de entrada, mas as versões SEL e Titanium trazem também bolsas laterais e de cortina, bem como controles de estabilidade e tração.
No Latin NCAP, no entanto, o modelo tirou nota baixa por não oferecer esses itens de série em todas as versões no teste realizado em 2020. No Ka equipado apenas com air bags frontais, o compacto ainda conseguiu oferecer proteção considerada boa para regiões peitoral, das pernas e canelas de motorista e passageiro. A estrutura da cabine foi considerada estável.
Acessórios/equipamentos
Todas as versões possuem ar-condicionado, direção assistida, vidros elétricos dianteiros e travas elétricas, e rádio com bluetooth. As intermediárias adicionam itens como espelhos elétricos, rodas de liga-leve e vidros elétricos também atrás.
Os modelos mais recentes, pós 2018, incorporaram a central multimídia Sync, com Android Auto e Carplay. O próprio sistema da Ford é simples de usar e conta pontos para as unidades que tiverem o item.
Espaço interno/porta-malas
Com apenas 3,94 metros de comprimento e 2,49 m de entre-eixos não há como fugir do fato de que o Ka é pequeno. O porta-malas tem apenas 257 litros. Ainda assim, é possível acomodar quatro adultos com um mínimo de conforto dentro da cabine. O banco traseiro não é dos mais apertados, desde que não se tente colocar alguem no assento central.
O senão mesmo é o bagageiro, com capacidade bem abaixo dos concorrentes. Modelos como Argo e Polo levam 300 litros no porta-malas e deixam o Ka para trás nesse quesito.
Desempenho
Esse é um dos pontos altos do Ka. Com motor 1.0 o hatch já empolga ao volante, sendo gostoso de dirigir, ágil na cidade e competente na estrada. O 1.0 é elástico dentro das possibilidades e não decepciona. O 1.5 Sigma de quatro cilindros, dos modelos até 2018, é suave e leva o Ka com folga.
Já o 1.5 de três cilindros sobra no modelo, com 136 cv. Os Ka de topo têm acelerações e retomadas poderosas e uma tocada quase esportiva. Com câmbio automático, o modelo é confortável e silencioso para o dia a dia.
Custo de manutenção
As seis primeiras revisões de um Ford Ka 1.0 custam R$ 4.942 nas concessionárias da marca. Para um modelo com motor 1.5, as revisões custarão R$ 4.410.
Custo/benefício
O Ka é um modelo prático e econômico para quem não precisa de muito espaço e procura um modelo gostoso de dirigir para o dia a dia de uma cidade grande. As versões mais recentes com motor 1.5 dão um show de dirigibilidade. O calcanhar de Aquiles é o espaço interno, que o Ka compensa com outras qualidades.
Prós
- Desempenho
- Conectividade
- Equipamentos
- Consumo de combustível
- Dirigibilidade
Contras
- Acabamento interno
- Porta-malas pequeno
- Espaço para pernas atrás
- Revisões caras
- Nota 0 no Latin NCAP