Em janeiro deste ano, uma nova montadora foi inaugurada no Brasil, já sendo dona de uma fábrica localizada no interior de São Paulo, em Iracemápolis. A instalação, que antes pertencia à Mercedes-Benz, deve abrigar a produção nacional de futuros carros da montadora chinesa Great Wall Motors.
Primeiro modelo a ser vendido no Brasil
Recentemente a GWM (sigla para Great Wall Motors) confirmou qual será o primeiro modelo a desembarcar no Brasil: o seu SUV médio Haval H6.
Embora a empresa tenha planos de fabricá-lo no Brasil, inicialmente o modelo deverá ser importado da China em sua configuração híbrida convencional e também na plug-in, que é conectada na tomada para recarga das baterias.
Nesta segunda opção, a autonomia prometida é de 200km no modo puramente elétrico, distância muito maior que a maioria dos híbridos similares. O recém-lançado Jeep Compass 4XE, por exemplo, atinge uma autonomia elétrica de 44km, número bem inferior.
Nós já sabemos as principais dimensões do Haval H6, mas os detalhes da motorização que virá ao Brasil ainda são desconhecidos. Veja as medidas:
- Comprimento: 4,65m.
- Largura: 1,88m.
- Entre-eixos: 2,74m.
No modelo apresentado recentemente na Tailândia, a versão híbrida plug-in traz sob o capô um motor 1.5 turbo e um motor elétrico, entregando uma combinação de 330cv de potência e 54 kgfm de torque. O sistema elétrico do Haval H6 conta com uma bateria de 41,8 kWh de capacidade.
Haval H6 no Brasil
Ainda não há uma data especulada para seu lançamento, mas algumas unidades camufladas já estão presentes em território brasileiro para testes, onde o SUV receberá modificações na suspensão para se adequar às estradas brasileiras, e também algumas alterações na motorização, para que ele funcione bem com a nossa gasolina. Provavelmente alguns outros quesitos também devem ser alterados, como a lista de equipamentos.