Depois de muitos teasers e pré-apresentações, a GWM, sigla para Great Wall Motors, apresentou a linha completa de SUVs híbridos que a marca irá vender no Brasil. Por enquanto, o primeiro a chegar é o Haval H6, em três versões com motorizações distintas. O preço parte de competitivos R$ 209.000.
O modelo de entrada da gama, o Haval H6 Premium HEV, traz um motor 1.5 turbo acoplado a um motor elétrico, e entrega bons 243 cv e 54 kgfm de torque. Segundo a GWM, o H6 nesta configuração acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos.
A marca divulga o consumo registrado pelo Inmetro, de 12,3 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada. O H6 é movido apenas a gasolina.
Acima dele, está o H6 Premium PHEV, plug-in, que ganha um segundo motor elétrico e bem mais potência. O preço sobe para R$ 269.000 e o motor passa a entregar 393 cve 77,7 kgfm de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 4,9 segundos.
A bateria do modelo plug-in também é maior, de 34 kWh, e permite ao H6 rodar até 170 km em modo totalmente elétrico. Segundo o Inmetro, o modelo consegue rodar até 25km/l ena cidade e 28,6 km/l na estrada.
O topo da gama é o Haval H6 GT, com o mesmo conjunto do plug-in, mas com carroceria tipo cupê e proposta mais esportiva. Ele custa mais caro, R$ 299.000.
Em todas as versões, o pacote de equipamentos é o mesmo. Há teto solar panorâmico, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, monitor de ponto cego e faixa de rolamento, e assistente de estacionamento. A central multimídia tem tela de 12,3″ e Android Auto e CarPlay sem fio.
Inicialmente, o Haval H6 vem importado da China, mas ele pode ser o primeiro modelo a ser produzido na fábrica da marca em Iracemápolis. A GMW comprou o complexo industrial da Mercedes-Benz, e pretende colocá-lo em funcionamento em 2024.