Manter o veículo limpo sempre foi importante, tanto em área rural quanto urbana. Ao falarmos sobre higienização do carro, porém, precisamos entender que isso é bem mais do que lavar por fora. Abaixo detalhamos e damos várias dicas práticas. Confira!
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
Quando você se preocupa com lataria, vidros, pneus e todo o interior, está indo muito além da lavagem do carro. Trata-se do que hoje se chama higienização. O que pode incluir desde limpeza do ar-condicionado até algumas técnicas mais refinadas.
Além disso, a higienização faz lembrar que manter o carro limpo vai além da questão estética. Afinal, sujeiras e resíduos podem fazer mal à saúde. Além de que um espaço mais limpo e mais organizado impacta até nosso bem-estar e disposição psicológica.
Outras razões incluem a preservação de várias peças e partes do carro. Por exemplo, a pintura suja por muito tempo, pode se oxidar. Assim como sujeiras internas podem penetrar nos bancos ou carpetes, gerando manchas e mau odor. A ponto de desvalorizar o carro!
Lavando o carro por fora
A lavagem externa do carro é fundamental. Então, já começamos com uma dica de ouro, que é escolher bem o ambiente para a higienização. Prefira sempre locais cobertos, para evitar o sol forte, pois isso faria a lataria secar muito rápido e gerar manchas.
Depois de puxar as palhetas do para-brisa e fechar as janelas, já tire os tapetes e comece a esfregá-los. Use escova simples, água e sabão. Assim eles secarão mais rápido e, até acabar o carro, já estarão “novos em folha”.
Já o próximo passo exige um balde, ou melhor, dois. Um para a lataria e os vidros, o outro para os pneus e rodas, que soltam muito mais sujeira. O shampoo pode ser o mesmo para ambos, desde que neutro e específico para automóveis. Isso evita prejuízos e transtornos.
Em termos de panos para a lataria, tome cuidado também, preferindo esponjas específicas ou pano de algodão/microfibra. A esfregação precisa ser de cima para baixo, para evitar retrabalho. Além disso, lave e enxague em partes pequenas, para não expor o carro muito tempo à espuma.
Ao enxaguar uma pequena parte, aproveite para molhar todo o carro novamente, pois isso também evita manchas. Os jatos de mangueira podem ajudar a atingir pontos mais desafiadores, como assoalho, para-lama e afins.
Por fim, é hora de secar a lataria, algo fundamental para não deixar as manchas de que tanto falamos acima. Aqui, recorra novamente ao pano certo, que também são toalhas limpas de microfibra ou algodão. E certifique-se de ter secado tudo, de cima a baixo!
Limpando o carro por dentro
Como vimos, outro aspecto fundamental da higienização é a limpeza interna. Isso inclui os bancos, o painel e demais superfícies de plástico. Sem falar nos vidros, alguns materiais especiais e, claro, o teto, que muitos acabam deixando de lado.
Teto e bancos (de tecido ou de couro)
Pouca gente sabe, mas o estofado do carro deve ser higienizado tal como limpamos um sofá de casa. Isso inclui os bancos de tecido, mas também as portas, teto e demais partes eventualmente feitas ou revestidas de pano.
No caso do teto (que aliás é um bom começo, para evitar retrabalho), comece escovando com algo macio. Depois, limpe ainda mais a superfície com pano seco. Enfim, entre com o produto recomendado, que será uma mistura de água e desinfetante específico ou detergente neutro.
Só que você vai fazer o composto líquido e utilizá-lo com um borrifador. Depois passe novamente um pano seco para extrair eventuais gotículas e excessos. Nos bancos, vale o mesmo, com a diferença de que alguns utilizam APC (Limpador Multiuso, do inglês).
Seja como for, o procedimento é o mesmo: borrifador, deixe a solução agir um pouco. Depois, passe um pano seco, sem fazer muito atrito, já que os bancos são mais profundos que o teto. Os assentos de couro, por sua vez, são bem mais fáceis de higienizar.
Contudo, também pedem atenção e certos cuidados. O mais indicado é usar sabão de coco, que também não tem químicos que desbotem ou embolorem o couro. Faça uma solução líquida e passe nos bancos com um pano úmido.
Logo depois, passe um pano seco, removendo o excesso de líquidos ou eventuais gotículas. Se quiser, aproveite para fazer a hidratação do couro, aplicando os produtos específicos para carro que oferecem essa solução.
Painéis e superfícies de plástico
Depois do teto e dos bancos, até o cheiro do carro já melhora. Contudo, se você quiser ir além, pode focar no painel e demais superfícies plásticas. O grande segredo aqui é evitar produtos que prometem brilho, mas no longo prazo ressecam o plástico.
É o caso dos silicones feitos de óleo. Então, aplique apenas produtos voltados especificamente para painel e plástico automotivo. É fácil encontrá-los nas lojas especializadas.
Vidros e materiais especiais
Outro ponto que muitos costumam esquecer, são os vidros. Na verdade, precisamos limpá-los por dentro também, então fique de olho nisso. Novamente, o produto que se usa nas janelas de casa, servem também aqui, então fica mais fácil.
Já os detalhes em metal ou peças cromadas, pedem outro cuidado. Que é o de aplicar polidores de metais, algo específico que você aplica e deixa agir. A flanela de microfibra é perfeita para o trabalho. Os detalhes em madeira, por sua vez, pedem verniz.
Então, depois de uma limpeza simples, aplique a cera e vá envernizando com uma flanela apropriada. Até ver que atingiu o brilho e resultado desejado. Hoje também há superfícies ainda mais especiais, como acabamento black piano, por exemplo.
Nesses casos, quase sempre o melhor é aplicar a mesma cera automotiva da lataria do carro. Além de dar brilho e não comprometer a qualidade das peças, isso vai proteger essas partes. Inclusive, impedindo que levem arranhões superficiais.