O novo Honda ZR-V 2024 chegou ao mercado brasileiro em versão única, a de topo Touring, com um preço de R$ 214.500. O modelo chega ao mercado para competir no segmento de SUVs médios, finalmente colocando a Honda na disputa acirrada com rivais como o Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e o Volkswagen Taos.
Embora nos Estados Unidos ele seja conhecido como HR-V, o ZR-V apresenta um nível de refinamento superior ao nosso HR-V. A motorização disponível é o motor 2.0 aspirado, uma evolução do motor 2.0 aspirado presente no antigo Civic G10. Este motor passou por várias modificações, incluindo a adição de um comando de válvulas de fase variável e de tempo de abertura de válvulas na admissão, bem como um comando de válvulas de fase variável no escapamento.
É importante destacar que este motor funciona apenas com gasolina e oferece 161 cv a 6.500 rpm e um torque de 19,1 kgfm a 4.500 rpm. Ele é acoplado a uma transmissão automática do tipo CVT com simulação de 7 marchas e tração dianteira. Vale ressaltar que, dentro do seu segmento, o ZR-V é o único não flex, mas compartilha com o Corolla Cross a distinção de ser um SUV com um motor 2.0 aspirado, embora o Corolla Cross tenha injeção direta e seja mais potente, com 169/177 cv e 21,4 kgfm de torque.
O espaço interno é um dos pontos fortes do ZR-V, de acordo com a Honda. O porta-malas possui capacidade para 389 litros, embora sua profundidade não seja a maior entre os SUVs. A prioridade foi dada ao espaço para os ocupantes, especialmente no banco traseiro, que oferece um piso plano. Uma limitação é a falta de saídas de ar-condicionado para a segunda fileira de assentos, mas há duas portas USB-C para carregar smartphones e outros dispositivos.
Uma característica notável é a tentativa de agradar aos motoristas e oferecer uma experiência de direção que combine elementos de um SUV com os atributos de um sedã, algo que a comunicação da marca destacou.
O ZR-V se destaca por seu design, que é mais atraente pessoalmente do que nas fotos. Os faróis full-LEDs são finos e se juntam a uma grade estilo colmeia. Na versão Touring, os detalhes são pintados em preto brilhante, conferindo um toque de elegância. As laterais têm linhas limpas, e as rodas de 17 polegadas com pneus 215/60 priorizam o conforto ao rodar. Na traseira, as lanternas em LEDs com carcaça preta se harmonizam com os elementos em preto e uma ponteira de escape cromada.
O interior do ZR-V apresenta elementos familiares, lembrando o Civic G11 em diversos aspectos, como a grade que esconde as saídas de ventilação e os comandos do ar-condicionado de duas zonas. O volante e os acabamentos são semelhantes aos do Civic. O painel de instrumentos é o mesmo das versões mais caras do HR-V e City, com um velocímetro analógico e uma tela informativa. O console central é alto e abriga duas portas USB-C, freio de estacionamento eletrônico com autohold e modo ECON, além de espaços de armazenamento e um carregador por indução. O sistema multimídia possui uma tela de 9 polegadas e oferece espelhamento sem fio, sendo o mesmo encontrado no Civic.