Quem mora na cidade de São Paulo certamente já se deparou com o rodízio, que proíbe a circulação de determinados automóveis em horários definidos pelo governo.
Para não enfrentar nenhum problema com as autoridades e os radares, veja qual o horário do rodízio de carros na cidade paulistana.
O que é o rodízio de automóveis?
É nada mais nada menos que uma proibição de circulação em determinados horários para alguns automóveis.
De acordo com o último número da placa de identificação, muitos veículos não podem trafegar nos horários definidos em 1 dos dias da semana.
Para que serve o rodízio?
Esse sistema foi implantado visando a diminuição de trânsito intenso e de engarrafamentos, algo bem comum na cidade paulistana.
Com a proibição, muitos automóveis deixam de circular ao mesmo tempo, o que deixa as vias um pouco mais fluídas e “desafoga” uma parte do trânsito.
Quais áreas a proibição atinge?
Felizmente o rodízio não atinge todas as áreas de São Paulo, já que ele foca nos locais que costumam atingir um número muito alto de veículos simultaneamente nos horários de pico.
Veja o mapa com a área determinada na capital:
Quais são os horários do rodízio em São Paulo?
O rodízio funciona de segunda a sexta-feira (exceto feriados), iniciando-se as 7h da manhã e se encerrando as 10h. Posteriormente ele retorna as 17h e dura até 20h. Com exceção destes horários, é possível trafegar por São Paulo sem nenhum problema, mas dentro desses períodos citados é preciso seguir a regra de proibição de acordo com a placa do seu carro.
Dia Da Semana | Rodízio – Final Da Placa |
Segunda-feira | 1 e 2 |
Terça-feira | 3 e 4 |
Quarta-feira | 5 e 6 |
Quinta-feira | 7 e 8 |
Sexta-feira | 9 e 0 |
Rodízio para caminhões
As motocicletas não se enquadram no rodízio de veículos, mas os caminhões também não podem trafegar na área mostrada no mapa durante os horários de restrição.
Além disso, no rodízio esse tipo de veículo também não é autorizado a transitar nas seguintes vias:
- Marginal Tietê, em todas as suas denominações, no trecho compreendido entre a Ponte, Tatuapé e o Trevo de 32 – “Cebolão”;
- Trevo de 32 – “Cebolão”, em toda a sua extensão;
- Marginal Pinheiros, em todas as suas denominações, no trecho compreendido entre o Trevo de 32 – “Cebolão” e a Av. dos Bandeirantes;
- Avenida dos Bandeirantes, em toda a sua extensão;
- Affonso D’Escragnole Taunay, em toda a sua extensão;
- Ministro Aliomar Baleeiro, em toda a sua extensão;
- Complexo Viário Maria Maluf, em toda a sua extensão;
- Presidente Tancredo Neves, em toda a sua extensão;
- Malvina Ferrara Samarone, em toda a sua extensão;
- Avenida das Juntas Provisórias, em toda a sua extensão;
- Grande São Paulo, em toda a sua extensão;
- Professor Luiz Inácio Anhaia Melo, entre o Viaduto Grande São Paulo e a Av. Salim Farah Maluf;
- Salim Farah Maluf, entre a Av. Professor Luiz Inácio Anhaia Melo e a Ponte Tatuapé.
*Informações divulgadas pela CET (Companhia De Engenharia De Tráfego).
Alguns caminhões estão livres do rodízio por prestarem destinados a serviços públicos, como os caminhões de coleta de lixo, dos Correios, de alimentos perecíveis e etc.
E se eu desrespeitar o rodízio?
Quem desrespeitar as regras definidas pelo governo está sujeito à penalização por infração média, com multa no valor de R$130,16 e 4 pontos na CNH.
Conclusão
Para conviver com essas restrições, muitos condutores possuem mais de um veículo, com o último número da placa diferente em cada carro. Ter uma motocicleta ou um carro híbrido ou elétrico também pode ser uma boa alternativa, pois estes são isentos do rodízio.
Se você está em busca de contornar o rodízio tendo mais de um carro ou com um veículo híbrido, confira as ofertas dos melhores seminovos na Karvi.
Nossos carros passam por uma rigorosa inspeção de 280 itens que garante a qualidade e confiança no veículo.