Além da confusão que costuma surgir entre os hot rods e os rat hods aqui no Brasil, precisamos considerar que nos EUA às vezes esses termos nem sequer são aplicados.
Ou seja, lá não necessariamente existe uma subdivisão dentro de uma dessas categorias, o que pode tornar o caso mais simples para eles. Mas que para nós acaba dificultando ainda mais.
Então, para entender melhor qual a diferença entre esses dois tipos de veículos modificados, que param as ruas por onde passam, basta seguir adiante.
Como são os hot rods?
Baseado no que falamos acima, já deu para entender que hot rods e rat hods são carros especiais, sendo que um desses tipos forma uma subcategoria.
De fato, ambos são uma modalidade de recuperação de veículos clássicos. Mas no Brasil convencionou-se chamar de hot rods apenas aqueles cujo acabamento é perfeito.
As modificações feitas costumam incluir rodas traseiras largas, motores bem potentes e pinturas de pinstriping ou de aerografia com chamas vistosas (daí o uso do termo hot, que é “quente” em inglês).
Além de acabamentos perfeitos, os hot rods também contam com uma tapeçaria e um estofamento impecáveis. Também não é raro eles incluírem um som bem potente.
Por dentro dos rat hods
Já os rat hods são as recuperações aparentemente inacabadas, que podem ficar assim por falta de verba ou por preferência (daí o uso do termo rat, do inglês, rato).
Ou seja, os rats surgiram especialmente como alternativa para o alto custo dos hots. Mas também acabaram se tornando uma cultura veicular. A princípio a diferença se dava apenas nos acabamentos e nas pinturas.
Com o tempo, porém, surgiram outras mudanças, como o fato de que os hot rods priorizam modelos de 1910 a 1930, ao passo que os rat hods miram veículos até 1950. E, às vezes, até mesmo posteriores.
Alguns dirão que, nesses casos, não se pode passar dos idos de 1960. Seja como for, quase sempre apenas os fundamentos básicos dos rat hods são mantidos após a recuperação do modelo clássico.
Além disso, não é raro que eles sejam feitos para direção funcional, como no uso de passeios ou mesmo viagens mais longas. Ao passo que os hot rods são mais voltados para feiras e exposições do que para direção urbana.
Rat hods é uma subcategoria?
Além da polêmica sobre a diferença entre os termos, também surgiria a polêmica sobre a cultura dos rat hods ser realmente uma subcategoria dos hot rods, ou uma vertente totalmente diferente.
Inclusive como tendência do terceiro mundo, por conta do fator financeiro. Mas talvez essa segunda polêmica seja injusta, porque há uma linha de rat hods que valorizam e muito a proposta da recuperação veicular.
Por exemplo, embora eles devessem ser finalizados sem pinturas, há quem opte por uma pintura fosca. Isso só ocorre para diferenciar dos hot rods, que são mais brilhantes, mas não abre mão de um acabamento um pouco melhor.
Com os Karvi Certificados inspecionamos o funcionamento de 280 itens presentes nos carros usados que vendemos através da nossa rede de concessionárias. Além disso, fornecemos ao comprador uma garantia mecânica de um 1 ano. Por isso, adquirir um certificado Karvi é a forma mais segura de comprar um carro seminovo. Confira mais sobre nossa forma de trabalhar e adquira seu modelo com tranquilidade clicando aqui. |