A Hyundai-Caoa confirmou a vinda de cinco novos modelos entre 2023 e 2024. O anúncio celebra os 24 anos de parceria entre a as duas empresas, sendo a Caoa responsável pela fabricação e importação dos demais modelos da Hyundai disponíveis no Brasil além de HB20 e Creta. Estes são de responsabilidade da HMB, controlada pela matriz sul coreana.
A principal novidade deverá ser o SUV Kona, em versões híbrida e elétrica. O modelo tem porte próximo ao Creta, mas com caimento mais acentuado na traseira. A versão híbrida não é plug-in e o conjunto reune um motor 1.6 aspirado a um elétrico. Com tração dianteira, entrega 141 cv. Segundo o Inmetro, o consumo oficial é de 19,6 km/l na cidade e 17,4 km/l na estrada.
Há faróis de LED, bancos elétricos, painel digital com tela de 10,25″ e central multimídia com Android Auto e CarPlay. O Kona também traz controle de cruzeiro adaptativo, monitor de faixa de rolamento e de ponto cego.
O modelo totalmente elétrico tem autonomia de 252 cv e entrega 136 cv de potência. A lista de equipamentos é a mesma do Kona HEV.
O problema é que o Kona que vem para o Brasil é da primeira geração, que já saiu de linha na Europa, onde a segunda geração já foi apresentada. O caso é o mesmo do Ioniq sedã híbrido, que passa a ser vendido ao público a partir deste mês.
Até então, o Ioniq só estava disponível por meio de assinatura. O conjunto mecânico é o mesmo do Kona híbrido. O Ioniq tem também faróis de LED, ar-condicionado automático, bancos com ajustes elétricos e roda até 18,9 km/l na cidade.
New Tucson
O Tucson nacional, produzido em Anápolis (GO) também será reestilizado, ganhando finalmente as linhas que estrearam no modelo em 2018. Há novos faróis de LED e parachoques redesenhados na frente e atrás. A nova geração do modelo, também já lançada, deve chegar ao país só em 2025.
Em 2024, a Hyundai-Caoa deve trazer o Palisade, seu maior SUV. O modelo de quase 5 metros de comprimento já foi registrado no Brasil, mas ainda não há data certa, apenas que chegará no próximo ano. O mais provável é que venha com o motor a gasolina V6 de 3,8 litros e 295 cv.
O elétrico Ioniq 5 também foi confirmado para 2024. A marca ainda vai divulgar qual configuração será trazida ao Brasil. O modelo virá da Coreia do Sul. O modelo é produzido com três opções de bateria, e autonomias variando entre 350 km e 488 km. A potência chega a 304 cv.
Por fim, entre os comerciais, a Hyundai-Caoa vai começar a vender uma versão 4×4 do HR.