A Hyundai oficializou o lançamento do Inster, seu novo modelo elétrico, posicionando-se na base do catálogo de carros elétricos da marca. Derivado do já conhecido (no mercado sul-coreano) Casper a gasolina, o Inster chega ao mercado europeu com a missão de conquistar consumidores em grandes centros urbanos. O modelo terá alcance comercial abrangente, sendo oferecido em países da Europa, Oriente Médio e Ásia-Pacífico.
Veja ofertas de carros usados na Karvi!O Inster foi desenvolvido com base no Casper, mas recebeu modificações significativas no design para se adequar à proposta elétrica. A dianteira foi redesenhada, com um novo para-choque, LEDs pontilhados na parte superior e luzes diurnas redondas mais chamativas. A grade frontal agora é inteiramente fechada, eliminando a necessidade de resfriamento do motor a combustão.
A frente do veículo também apresenta elementos com pintura brilhante e uma abertura para o carregamento da bateria. Nas laterais, o Inster conta com rodas inéditas de 15 ou 17″ e portas traseiras maiores, graças ao comprimento adicional. A traseira do carro foi equipada com lanternas de design mais atraente e assinatura luminosa própria, além de um para-choque redesenhado e logotipos exclusivos.
As dimensões do Inster também foram alteradas em comparação com o Casper convencional. O modelo elétrico mede 3.825 mm de comprimento (230 mm a mais), 1.610 mm de largura (15 mm a mais) e possui um entre-eixos de 2.580 mm (180 mm a mais), mantendo a altura de 1.575 mm. Essas mudanças resultaram em mais espaço para os passageiros da segunda fileira e maior capacidade no porta-malas, que agora acomoda 280 litros (47 litros a mais).
O interior do Inster apresenta revestimentos exclusivos e telas duplas de 10,25″, uma para o quadro de instrumentos e outra para o sistema de entretenimento. No Casper, a tela de entretenimento possui apenas 8″. Dependendo da configuração, o Inster pode oferecer carregamento sem fio para smartphones, retroiluminação em LED no painel, bancos dianteiros aquecidos, teto solar e um conjunto de sistemas ADAS.
Mecanicamente, a versão de entrada do Inster conta com 97 cv de potência e 14,9 kgfm de torque, além de uma bateria com capacidade de 42 kWh, proporcionando uma autonomia de 300 km. O modelo topo de linha oferece 115 cv de potência, bateria de 49 kWh e alcance de 355 km. Com carregamento rápido de 120 kW DC, a bateria vai de 10 a 80% em apenas 30 minutos. Em sistemas de carregamento mais simples, o tempo totaliza até 4 horas e 35 minutos.