A Hyundai surpreendeu e encerrou 2022 como a terceira maior fabricante de veículos do mundo, atrás apenas de Volkswagen e Toyota. A sul-coreana ultrapassou gigantes como General Motors e Stellantis e entregou 6,9 milhões de carros novos ao longo do ano.
O número engloba modelos das marcas Kia e Genesis, pertencentes ao grupo. A Toyota fechou o ano passado com 10,5 milhões de unidades, enquanto a Volkswagen entregou 8,9 milhões de carros.
O crescimento é notável, principalmente quando levado em consideração que a expansão global do grupo Hyundai começou apenas nos anos 1980. Até então, a marca operava apenas no mercado doméstico, oferecendo carros baratos para a Coreia do Sul.
Crescimento
O grupo comprou a Kia em definitivo e fundou a Genesis em 2015, entrando no rol de fabricantes de luxo no mercado americano, onde vem fazendo sucesso com sedãs e SUVs.
A Genesis também criou uma linha de elétricos, junto com a própria Hyundai, e colocou o grupo na segunda posição entre as vendedoras de carros elétricos nos Estados Unidos.