Nem sempre a gente pensa nisso, mas o tempo de fabricação de um carro pode ser um empecilho na hora de recorrer a pagamentos que não sejam à vista. Daí a questão: qual a idade máxima do carro para você conseguir pagá-lo por meio de financiamento? Entenda melhor abaixo e fique por dentro do assunto!
De maneira bastante parecida, por aqui também já falamos sobre como financiar um carro: as taxas, os juros e tudo o mais. Falamos sobre score de financiamento de veículos: veja qual pontuação você precisa. E até sobre os 5 golpes mais perigosos na hora de comprar um carro, para você ficar alerta. Não peca!
Idade do carro e financiamento: a razão da regra
Se a dúvida é sobre a legislação brasileira e toda a questão legal de formas de pagamento, o fato é que não há nada que especifique a idade do carro em relação ao financiamento. Contudo, a maioria das instituições financeiras acaba praticando um mesmo perfil de trabalho.
Na prática, isso cria um consenso no mercado de crédito, virando praticamente uma regra ou um tipo de padrão. Nos últimos anos, esse limite se consolidou na casa dos 10 anos de idade do carro. Por exemplo, estamos em 2023, então raramente um carro de modelo anterior a 2003 conseguiria ser financiado.
Isso só começou a se relativizar mais recentemente, como veremos abaixo. De qualquer modo, algumas pessoas não entendem o motivo desse teto de idade, mas no fundo ele é bem simples. Trata-se do fato de que, ao financiar um veículo, o próprio bem entra como garantia, em caso de inadimplência.
Ou seja, se você não pagar o empréstimo, o banco vai realizar a busca e apreensão no carro. Depois, a instituição vai leiloar o bem, para recuperar-se do prejuízo. E carros mais antigos não compensam para eles. Então, programe-se bem e tome cuidado para não cair em armadilhas.
Idade do carro e financiamento: dicas valiosas
Outro ponto importante quando falamos sobre a idade do carro em relação ao financiamento do bem é o peso relativo que essa idade tem. Ou seja, não é apenas uma questão de “sim” ou “não” para o empréstimo sair. Na verdade, as taxas de juros e serviço também são impactadas.
Na prática, se o carro for mais antigo, certamente você acabará pagando mais caro, em termos de financiamento, do que se o carro fosse um 0 km. Um modo prático de resolver isso, às vezes, é dando uma entrada maior.
Assim, o financiamento em si pesa menos, ao ser colocado na ponta do lápis. Por fim, vale lembrar que o mercado de crédito e a economia do Brasil mudaram consideravelmente nos últimos anos. Por exemplo, hoje já existem instituições financeiras que fazem empréstimo para negativados.
Do mesmo modo, algumas parcelam carros com mais de 10 anos de fabricação. Vale a pena procurar antes de decidir algo. Até o tempo de parcelamento tem mudado consideravelmente. Antes o prazo era de no máximo 5 anos (60 meses). Mas hoje há quem parcele em até 99 meses (mais de 8 anos).