Todo mundo ouve falar em calibragem, rodízio e troca de pneus com uma frequência grande. Mas afinal, qual a importância de revisar os pneus do carro antes de viajar? As dicas importam tanto para épocas de festas quanto para viagens comuns ou a trabalho!
Na mesma linha, por aqui também já explicamos a velha questão: calibrar os pneus é simples? Veja 5 riscos que você corre se fizer errado! E falamos sobre amaciar pneus: do que exatamente se trata? E até sobre rodízio de pneus: é verdade ou mito que isso funciona?
Revisar os pneus: a importância de fazer isso
Como referido antes, não é só no fim, no começo ou nas férias de meio de ano que precisamos falar deste assunto. Há também várias datas em que as estradas enchem ou, mesmo vazias, alguém precisa cruzá-las a trabalho ou lazer.
O que, no fundo, também vale tanto para viagens longas quanto curtas, seja na estrada ou mesmo na cidade. De modo que, assim como revisões de motor, óleo, água e afins são fundamentais, a dos pneus também fazem parte desse ritual.
No caso dos pneus, alguns problemas podem ser até mais graves. Haja vista que sua condição pode acabar impactando em questões como a frenagem do carro. O que pode causar um acidente, ou impedir que você evite algum em tempo útil.
O mesmo vale para a dirigibilidade do veículo. Ela pode diminuir em sentido considerável, deixando o manuseio do carro mais lerdo, com respostas menores e menos assertivas. O que pode ser ainda pior em curvas, sejam elas menos ou mais acentuadas.
Revisar os pneus: indicador TWI e revisão
Existe um indicador universal que ajuda o motorista a mensurar as condições mais gerais dos pneus do carro. Trata-se do TWI, sigla do inglês (Tread Wear Indicator), que em nossa língua remete a algo como “Índice de Desgaste da Banda de Rodagem”.
O essencial é, como o nome já diz, prestar atenção à profundidade dos vincos ou sulcos dos pneus. Para isso é que existe o TWI, que é aquele ressalto que se encontra nos próprios vincos do pneu. Se a banda de rodagem já estiver na altura deles, cuidado.
Isso indica, justamente, que a borracha do pneu está gasta demais. Ou seja, o item já não promete mais seus efeitos em termos de aderência e segurança geral. Na prática, o pneu já não consegue drenar água, podendo aquaplanar. E não resistiria às avarias mais comuns.
Ou seja, ficaria mais fácil dele furar. Para evitar que esse desgaste ocorra de modo acelerado, mantenha a calibragem em dia. Além disso, faça os devidos alinhamentos e balanceamentos. E também o devido rodízio dos pneus, entre 5 ou 10 mil km rodados.