Uma versão híbrida para o Jeep Compass no Brasil é esperada há bastante tempo, e após teasers e especulações sobre seu preço, a Jeep finalmente lança o modelo, que é quase 55 mil reais mais caro que a versão de topo da linha Commander, que é maior e conta com propulsor a diesel.
Mas o aumento de preço também vem acompanhado de novidades muito interessantes, especialmente em relação ao desempenho e consumo.
Veja agora, todos os detalhes da nova versão do SUV Médio mais vendido do Brasil, que é importado da Itália nesta versão.
Novo Jeep Compass 4XE, o SUV híbrido
De acordo com a montadora americana, essa sigla foi escolhida pois representa a presença da tração 4×4 (4X do nome) em um carro com propulsão elétrica (E do nome). A Jeep ainda diz que a pronúncia correta da sigla é “four by e”.
A nova versão do modelo será vendida em 40 concessionárias da marca, onde os clientes poderão recarregar seus veículos gratuitamente. Também será possível realizar a recarga em várias “Ecovagas” da Estapar, onde somente o preço do estacionamento será pago, sem adição de nenhum valor a respeito do carregamento.
Conseguimos um modelo do novo Jeep Renegade 4XE e mostramos tudo sobre ele no vídeo que você pode conferir logo abaixo!
Design do Jeep Renegade 4XE
O design dessa nova versão 4XE é praticamente o mesmo das outras configurações do Compass, com alterações muito discretas.
Além de pinturas exclusivas (Prata Glacier, Preto, Branco Alpine e Azul Shade), entre as modificações estão os logotipos da Jeep e do Compass, que recebem um contorno em azul (Indicando a motorização eletrificada) e o emblema da versão na tampa do porta-malas.
Outra pequena alteração é que uma tampa (idêntica à tampa do bocal de combustível) foi colocada na traseira da lateral esquerda, onde o modelo é conectado na tomada para recarga da bateria.
Os faróis dianteiros possuem o mesmo formato, mas agora incluem a luz de seta integrada ao DRL, enquanto as outras versões contam com uma iluminação convencional para essa luz indicativa.
No interior, as novidades estéticas se resumem às novas costuras contrastantes e aos novos comandos ligados aos sistemas e equipamentos exclusivos.
O restante do visual já é conhecido no modelo desde a sua última reestilização.
Dimensões
As medidas são praticamente as mesmas, com poucas mudanças. Em geral os ângulos de superação de obstáculos são menores, assim como o espaço disponível no porta-malas. Entretanto, o híbrido é um pouco mais alto.
Dimensões | Série S | Série S 4XE |
Comprimento | 4.404mm | 4.404mm |
Largura | 1.819mm | 1.819mm |
Altura | 1.625mm | 1.645mm |
Entre-eixos | 2.636mm | 2.636mm |
Porta-malas | 476L | 420L |
Tanque de combustível | 60L | 36,5L |
Vão livre | 20,2cm | 20,1cm |
Ângulo de entrada | 20,6° | 20° |
Ângulo de saída | 31,4° | 28° |
Ângulo de rampa | 20,8° | 16° |
Conjunto mecânico do Jeep Compass
O grande trunfo da nova versão 4XE é o conjunto mecânico, e é exatamente ele que faz o preço do modelo subir muito em relação às outras alternativas de sua gama, juntamente ao fato de ser importado da Itália.
– Motores e transmissões
Ele é composto pelo mesmo motor 1.3 T270 das outras versões, porém neste caso movido apenas à gasolina, rendendo potência máxima de 180cv e torque máximo de 27,5 kgfm.
A grande diferença é que ele é acompanhado de dois motores elétricos. O primeiro auxilia o motor 1.3 turbo, também servindo como gerador. Todo esse conjunto é responsável por gerar a tração que é enviada ao eixo dianteiro, além de produzir eletricidade para recarregar as baterias.
Já o segundo motor elétrico fica no eixo traseiro, e é capaz de render 60cv de potência e 25,5 kgfm de torque, o qual está disponível em qualquer rotação da motorização.
Como esse conjunto é diretamente ligado ao eixo traseiro, o Compass 4XE é capaz de mandar tração para as quatro rodas sem necessitar de um cardã.
Aliado à transmissão automática convencional de 6 velocidades, todo esse powertrain resulta em uma potência combinada de 240cv. O torque conjunto não foi informado.
– Bateria e recarga
Sua bateria possui tensão de 400 Volts, capacidade total de 11,4 kWh e refrigeração independente, sendo alocada sob os bancos traseiros, dentro de uma espécie de compartimento metálico que garante a imersão na água e protege contra possíveis danos causados por objetos externos. Ela é posicionada de forma que não rouba espaço interno da cabine.
Com conector de recarga do padrão europeu Type 2, através de um Wallbox (carregador de parede) de 7,4kW, equipamento que pode ser instalado na residência do proprietário, a recarga da bateria vai de 0 a 100% em até 1h e 40min. Em uma tomada 220V o tempo aumenta para até 5h.
A montadora está realizando uma ação onde o primeiro comprador do Compass 4XE em cada concessionária da marca ganhará um Wallbox da marca Weg, homologado pela marca. Os próximos clientes também podem o adquirir através das lojas oficiais Jeep.
O ponto negativo é que a marca entrega uma garantia de apenas 5 anos para os sistemas elétricos do veículo (que acompanha os 3 anos de garantia do Compass), enquanto muitos outros carros híbridos trazem 8 anos de garantia, a exemplo de Toyota Corolla e Corolla Cross.
– Sistema de freios
Os freios do novo Compass são regenerativos, ou seja: ao acionar o pedal do freio suavemente, a central eletrônica conta com os próprios motores elétricos para gerar eletricidade, tornando possível a recarga da bateria e a redução de velocidade sem acionar os freios à disco tradicionais. Também é possível trafegar com o modo e-Coasting ativado, que é responsável por ampliar a regeneração de energia nas desacelerações toda vez que o acelerador é aliviado.
Nele há dois modos: suave e intenso, com o segundo que permite conduzir o veículo utilizando apenas o pedal do acelerador em diversas condições. De qualquer forma, se o condutor frear de forma mais intensa ou o sistema de frenagem autônoma de emergência identificar um risco eminente, os freios convencionais à disco das quatro rodas são acionados normalmente.
– Modos de condução
A versão 4XE conta com os modos de condução já conhecidos, como Sport, Snow e Sand/Mud, que são complementados pelas opções 4WD Lock e 4WD Low.
Contudo, ela também entrega dois modos exclusivos:
- Eletric: mesmo sendo um modelo híbrido, é possível selecionar um modo de condução totalmente elétrico, onde somente a eletricidade será utilizada para mover o Compass, acionando o motor térmico (combustão) somente se a bateria estiver muito baixa ou se o condutor acelerar fortemente. Nesse modo é possível acelerar até 130 km/h.
- e-Save: neste modo são dois tipos de funcionamento diferentes. O primeiro deles é chamado de passivo, que mantém o nível de carga da bateria utilizando os freios regenerativos e o motor térmico para evitar que ela saia do nível atual de carga, assim podendo ser usada em um momento futuro.
Já o modo ativo usa o motor elétrico acoplado ao 1.3 T270 para recarregar a bateria, onde seu nível pode chegar até os 80%.
Consumo e desempenho do Jeep Compass 4XE
De acordo com o Inmetro, o novo Compass 4XE possui uma média de consumo urbana de ótimos 25,4 km/l, número que cai para 24,2 km/l na estrada, já que é comum que o motor a combustão sofra mais demanda nessa ocasião.
A autonomia informada é de 927km, sempre com gasolina, já que além da propulsão elétrica, é seu único combustível compatível. A Jeep informa uma autonomia 100% elétrica de até 44km.
Consumo do Jeep Compass híbrido:
- Na cidade: 25,4 km/l
- Na estrada: 24,2 km/l
- Autonomia total: 927km
- Autonomia utilizando apenas o motor elétrico: 44km
Apesar de um consumo excepcional, o desempenho é extremamente agradável, já que o modelo leva apenas 6,8s para acelerar de 0 a 100 km/h, número melhor que muitos carros considerados esportivos, como Renault Sandero R.S. e Volkswagen Polo GTS, ambos realizando essa prova em 8s ou mais.
Felizmente, ao contrário dos modelos 100% elétricos que geralmente possuem uma velocidade final mais baixa, a do Compass 4XE atinge os 206 km/h, um número muito bom dentro de sua categoria.
Versões e preços do Jeep Compass 4XE
Como a configuração 4XE é baseada na versão Série S, ela entrega todos os recursos presentes no Compass “convencional”, mas adicionando a câmera 360° e o sistema de som Alpine com 8 alto-falantes, subwoofer e 506W de potência.
Vale lembrar também que não existe nenhum opcional para o Jeep híbrido, pois até mesmo as pinturas são oferecidas gratuitamente.
Confira abaixo uma lista completa com os principais equipamentos:
– Compass Série S 4XE: sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, seletor de terrenos, faróis full-LED, câmera de ré, sensor crepuscular e de chuva, frenagem autônoma de emergência, farol alto automático, controles de tração e estabilidade, assistente de descida, lanterna traseira em LED, piloto automático adaptativo, freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold, sensor de fadiga, abertura elétrica do porta-malas, sensor de pressão dos pneus, volante multifuncional em couro com ajuste de altura e profundidade.
O modelo também conta com central multimídia de 10,1” com Android Auto e Apple Car Play sem fio e “Jeep Adventure Intelligence Plus”, modos de condução, chave presencial, bancos em couro, ar-condicionado digital dual-zone, câmera 360°, sistema de som Alpine, carregador de celular por indução, painel de instrumentos digital de 10,25”, retrovisores com repetidores de seta em LED e rebatimento elétrico,
Além disso o Compass também é equipado com reconhecimento de placas de trânsito, retrovisor interno eletrocrômico, 7 airbags, teto-solar elétrico panorâmico (command View), rodas de liga-leve R19, faróis de neblina em LED, direção elétrica, alerta de mudança de faixa, estacionamento automático (Park Assist), banco do motorista com ajustes elétricos e sensores de ponto cego.
Veja todas as versões e os preços atuais do Jeep Compass:
- – Sport 1.3 T270 AT: R$161.472.
- – Longitude 1.3 T270 AT: R$171.327.
- – Limited 1.3 T270 AT: R$188.767.
- – Série S 1.3 T270 AT: R$210.537.
- – Longitude 2.0 TD380 4×4 AT: R$214.137.
- – Limited 2.0 TD380 4×4 AT: R$233.200.
- – Trailhawk 2.0 TD380 4×4 AT: R$233.200.
- – Série S 4XE 1.3 T270 Hybrid 4×4 AT: R$349.990.