Por mais que atualmente tenha veículos mais focados no uso urbano ou rodoviário, a Jeep é uma montadora reconhecida pela robustez e capacidade de seus modelos no off-road, caso por exemplo do SUV Wrangler, que é ofertado no Brasil em três versões de acabamento.
Fiat Argo 2023 tem novo visual, mas deve CVT e encosta nos R$ 100 mil
Aumentando essa linha, a montadora de origem americana acaba de lançar em nosso mercado uma picape chamada Gladiator, que é derivada do Wrangler, porém com outra motorização, uma caçamba na traseira e custando um pouco mais.
Design
Em geral a identidade visual é a mesma do jipe, com linhas bem “quadradas” e robustas, mas logicamente com diferenças na traseira em razão da caçamba.
A dianteira é idêntica, mas na lateral destacam-se as rodas, que embora parecidas entre os dois modelos, têm desenho ligeiramente diferente e são pintada em preto na Gladiator. As maçanetas e os retrovisores continuam trazendo plástico preto sem pintura.
Já na traseira estão empregadas as maiores mudanças, mantendo somente as mesmas lanternas do Wrangler. A tampa da caçamba conta com um grande logo da Jeep, que abriga a câmera de ré logo abaixo.
A terceira luz de freio, que no jipe fica em um suporte sobre o estepe, é integrada na maçaneta da caçamba.
O interior é o mesmo, com foco nos detalhes em vermelho, inclusive em todo o painel dianteiro.
Vale lembrar que assim como no Wrangler, a capacidade off-road pode ser aumentada ao retirar as portas e o teto, enquanto o para-brisas pode ser rebatido e preso sobre o capô.
Outra prova da vocação no fora de estrada é o sistema de drenagem no assoalho do veículo, que permite que toda a água no interior do carro seja escoada, muito útil em lavagens.
Conjunto mecânico
Ao contrário do modelo que já era vendido por aqui, a Gladiator dispensa o motor 2.0 turbo à gasolina e contempla um 3.6 V6 Pentastar aspirado também à gasolina.
E ao invés dos 272 cv e 40,8 kgfm entregues no Wrangler, a picape traz potência máxima de 284 cv aos 6.400 rpm e torque de 35,4 kgfm disponível em 4.100rpm.
A transmissão continua sendo automática convencional de oito marchas que trabalha em conjunto com o sistema de tração 4×4 com reduzida.
Desempenho e consumo
Confira os dados de consumo de combustível e desempenho dos dois modelos da Jeep, ambos na versão Rubicon (única ofertada para a Gladiator):
Gladiator 3.6 V6
- Cidade: 6,5 km/l (G).
Estrada: 7,4 km/l (G) - 0 a 100 km/h: 8,1 s.
Velocidade máxima: 156 km/h (limitada eletronicamente).
Wrangler Rubicon 2.0T
- Cidade: 7,5 km/l (G).
Estrada: 8,2 km/l (G). - 0 a 100 km/h: 8,2 s.
Velocidade máxima: 156 km/h (limitada eletronicamente).
Dimensões e capacidades
Dimensões | Gladiator | Wrangler Rubicon |
Comprimento | 5.591mm | 4.785mm |
Largura | 1.894mm | |
Altura | 1.905mm | 1.853mm |
Entre-eixos | 3.488mm | 3.008mm |
Porta-malas | 1.000L | 548L |
Peso em ordem de marcha | 2.261kg | 2.051kg |
Tanque de combustível | 83L | 81L |
Pneus | 245/75 R17 | |
Vão livre | 26,8cm | |
Ângulo de ataque | 43° | 41,4° |
Ângulo de saída | 26° | 36,1° |
Ângulo de rampa | Não informado. | 20,3° |
Em relação ao transporte de cargas, a caçamba suporta 674 kg, enquanto a capacidade de reboque chega aos 3.138 kg.
A capacidade de submersão na água é de bons 76 cm.
Preços
A única versão disponível da Jeep Gladiator no Brasil é a mais cara Rubicon 3.6 V6, com valor de R$ 499.990 (R$ 515.913 no estado de São Paulo).
A picape off-road também está disponível no Jeep Flua!, serviço de assinatura de carros da marca. O plano mais barato conta com um contrato de 36 meses com 500 km permitidos mensalmente. As mensalidades custam R$ 13.700.
Contudo, o preço mensal pode chegar até R$ 19.500 considerando um plano de somente 12 meses com franquia de 3.000 km mensais.
Vale lembrar que seguro, manutenção, documentação e impostos estão incluídos. O cliente paga apenas as mensalidades e o combustível.
Contudo, no final do plano o carro volta a ser propriedade total da Jeep, e não do assinante, por mais que o valor total gasto chegue bem próximo ao cobrado pela picape no caso do primeiro plano que citamos (total de R$ 493.200).
Equipamentos
Confira os principais itens de série da versão única:
– Sistema de som Alpine de 552W com 9 alto-falantes, piloto automático adaptativo, assistente de partida em rampas, central multimídia uConnect de 8,4” com GPS integrado, direção eletro-hidráulica, controles de tração e estabilidade, câmera off-road dianteira, assistente de descida, banco do motorista com ajuste de altura, sensor de pressão dos pneus, volante multifuncional em couro com ajuste de altura e profundidade, capota marítima, ar-condicionado digital dual-zone, faróis full LED, câmera de ré, chave presencial com partida remota, sensores de estacionamento traseiros, rodas de liga-leve R17 com pneus de uso misto.
Ganchos de reboque off-road, retrovisor interno eletrocrômico, 4 airbags, frenagem automática de emergência, bancos em couro, lanternas traseiras em LED, painel de instrumentos parcialmente digital de 7”, faróis de neblina em LED, Jeep Off-Road Pages (Informações off-road no multimídia, como inclinação e altitude), tomada 220V na caçamba e sensores de ponto cego.
Cores
A Jeep está oferecendo a Gladiator em 8 opções de pintura externa, todas elas gratuitas.
Veja:
- Sólidas: Sting Grey, Vermelho Firecracker, Gobi, Preto e Bright White.
- Metálicas: Granite Crystal e Prata Zynith.
- Perolizada: Snazzberry.